15/04/2024
HomeEducaçãoJornada Pedagógica reúne educadores para formação continuada

Jornada Pedagógica reúne educadores para formação continuada

A V Jornada Pedagógica, que teve como tema “Diálogos e olhares sobre o ensinar e o aprender”, ocorreu na última semana de julho e reuniu professores e equipe gestora da Secretaria Municipal da Educação. O prefeito Guilherme Gazzola e o secretário da pasta, Plínio Bernardi Junior, prestigiaram o evento cujo principal objetivo é a formação continuada de professores com foco em motivação e aprofundamento de conhecimentos no retorno das aulas para o segundo semestre.

Guilherme Gazzola ressaltou que o conhecimento é a única forma para enfrentar desafios e, então, é necessário se capacitar. E acrescentou que o tema fundamental na educação é o aluno, que precisa receber o melhor atendimento possível, independente da sua idade ou condição social. O secretário municipal da Educação comentou sobre a desigualdade social no Brasil e afirmou que todas as pessoas merecem a oportunidade de ter educação de qualidade.

A programação da V Jornada Pedagógica contou com palestras e oficinas, realizadas no Auditório da Prefeitura, Núcleo de Formação e Unidade Escolar. As palestras foram ministradas pelo professor Cláudio Thebas, que abordou o tema “Escuto, logo penso: a arte da escuta para a transformação do mundo”.

E as oficinas enfocaram diversos temas como, por exemplo, “Produção textual: do planejamento à revisão da escrita”, “Literatura em cena: narrativas de aventura”, “Estratégias de leitura para a construção do leitor competente”, “Inclusão, permanência e direito à aprendizagem: um olhar para o desempenho escolar dos alunos”, “3, 2, 1 Ação. O teatro e as possibilidades”, “Aprender Inglês brincando: a ludicidade nas aulas de língua inglesa”, “O reconhecimento das aprendizagens a partir dos jogos e brincadeiras na educação infantil e ensino fundamental”, “Para além do desenho livre: interferências gráficas como apoio para o desenvolvimento do desenho infantil”.