Widget Image
Secretarias
11/04/2024
HomeCulturaJornada do Patrimônio 2018 conta com público de todas as idades

Jornada do Patrimônio 2018 conta com público de todas as idades

Atividades realizadas em diversos pontos da cidade tiveram a participação de crianças, jovens e adultos

A Jornada do Patrimônio 2018 realizada em Itu entre os dias 19 e 23 de setembro, contou com grande adesão do público em todas as atividades. Somente os dois roteiros realizados no Centro Histórico envolvendo “Igrejas e Monumentos” e “Museus e Espaços Culturais”, contaram com a participação de 82 pessoas. Já o roteiro por fazendas históricas, realizado pela Macrotur, teve adesão de 32 pessoas.

Durante a semana também foram realizadas palestras, oficinas, mostra de filme, sarau com a presença de adultos e crianças apresentando música, teatro e poesia, além de muita arte em vários pontos da cidade.

Encerrando os cinco dias de Jornada, no domingo (23/09), as atividades na Praça Padre Miguel (Matriz) movimentaram o local com gincanas organizadas pelo grupo de escoteiros e pelas apresentações da centenária Banda União e do Maracatu Mukumby, oferecido pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), reunindo ituanos e turistas.

Quem participou dos roteiros pelo Centro Histórico ganhou um passaporte que foi sendo carimbado a cada ponto turístico visitado, ao final, recebeu um selo garantindo que todo percurso foi concluído para receber um certificado que será encaminhado por e-mail.

Neste ano a Jornada do Patrimônio ituana também contou com a participação de voluntários que ficaram nos pontos de visitação auxiliando e orientando os participantes.

Incentivada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Jornada do Patrimônio visa valorizar e aproximar o público dos patrimônios históricos e culturais, além de fomentar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas e atividades pela cidade.