20/04/2024
HomeCulturaJesuíno do Monte Carmelo é tema de palestra e madrigal na Igreja do Carmo

Jesuíno do Monte Carmelo é tema de palestra e madrigal na Igreja do Carmo

Na noite da última sexta-feira (07/11) a Igreja de Nossa Senhora do Carmo recebeu centenas de pessoas que foram prestigiar a palestra “A arte de Jesuíno do Monte Carmelo no Carmo de Itu”, com o professor historiador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Carlos Gutierrez Cerqueira e o concerto do Madrigal do Museu da Música de Itu com composições de Jesuíno do Monte Carmelo, ambos oferecidos durante a Semana da Cultura e Incentivo à Leitura pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio do Instituto Cultural e do Museu da Música de Itu.

Cerqueira discorreu sobre a importância das obras realizadas por Jesuíno não somente nas igrejas ituanas como na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Patrocínio, todas em Itu, mas também de sua obra na Capela de Nossa Senhora do Carmo na capital paulista, chamada de “pintura invisível”. A pintura foi encontrada com um trabalho de restauro realizado entre 2008 e 2012. Originalmente executada entre 1796 e 1798 estava, desde meados do século XX, coberta por camadas de repintura. A descoberta foi possível por meio de hipóteses lançadas pelo escritor Mário de Andrade, na década de 40.

Pintor, escultor, músico, Jesuíno empregava, como cita Mário de Andrade em seus estudos, “traços de brasilidade em suas obras” podendo ser encontrados anjos mulatos em suas pinturas.

Após a palestra o Madrigal do Museu da Música Itu apresentou composições de Jesuíno do Monte Carmelo, incluindo uma apresentação “Jesu dulcis memoria”, restaurada pelo Museu da Música Itu e jamais foi ouvida por alguém ainda vivo, por isso chamada de inédita. Também foram apresentadas Procissão de Palmas, O salutaris hostia, Pange lingua, Responsório IX – Caligaverunt oculi mei e Ladainha de Nossa Senhora.

O evento contou com a presença dos alunos de história e artes do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. A Semana da Cultura e Incentivo à Leitura tem seu encerramento no dia 16 de novembro, às 11h, com o concerto gratuito “125 anos da República Brasileira”, com a Corporação Musical União dos Artistas, na Praça da Matriz.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu