08/04/2024
HomeGestões AnterioresJardim Aeroporto e Jardim das Rosas também ganham ecopontos

Jardim Aeroporto e Jardim das Rosas também ganham ecopontos

Mais dois novos ecopontos foram entregues na manhã desta segunda-feira (01/06) pelo prefeito Antonio Tuíze e pelo vice-prefeito Neto Beluci. Eles estão localizados na Rua Abílio Piunti, 300, no Bairro Jardim Aeroporto e Avenida das Rosas, 1800, no Bairro Jardim das Rosas. De acordo com a secretária muncipal, Patrícia Otero, o Programa de Educação Ambiental realizou trabalho de conscientização em cerca de 240 casas de 15 ruas próximas aos dois novos ecopontos a fim de informar os munícipes sobre o funcionamento e tipo de resíduos que os moradores poderão dispor nesses locais.

Durante a entrega, os munícipes Reginaldo da Silva e Solange Oliveira já fizeram uso do equipamento. Enquanto Silva se desfazia de um vaso sanitário, Solange entregou materiais recicláveis. Ambos elogiaram os ecopontos entregues pela Prefeitura e se comprometeram a fazer uso constante além de divulgar este novo serviço.

Na semana passada, foram entregues outros ecopontos: um no bairro Cidade Nova e outro na Vila Martins. As entregas fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Itu em parceria com a Eppo e com a Comarei (Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu). Os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 16h30 e neles, podem ser entregues pequenas quantidades com até um metro cúbico de resíduos da construção, podas verdes, recicláveis, móveis e eletrônicos.

Baú das Artes

Ainda nesta segunda-feira, o Parque Ecológico Taboão recebeu o “Baú das Artes”. Uma capacitação voltada para educadores da Secretaria de Meio Ambiente. O Baú da Artes é uma parceira desta Secretaria com a empresa de educação para sustentabilidade Evoluir, com o Magazine Luiza e com Ministério da Cultura. Mais informações sobre esta capacitação estão disponíveis no link: http://www.baudasartes.net/empresa-evoluir/

O “Baú das Artes” corresponde um grande armário com cerca de 1,60 x 1,60 m com diversos recursos educativos: 22 instrumentos musicais, cenários e fantoches, materiais para jardinagem, mini biblioteca com 300 livros, sendo diversos deles com temáticas ambientais, materiais para artes/teatro, jogos, materiais para jardinagem, entre outros. A faixa etária ideal para uso dos materiais é de 6 a 12 anos.

A Semana de Meio Ambiente segue até o dia 03 de junho. Confira abaixo a programação:

02/06 – terça-feira

14h – Premiação e Exposição da VIII Olimpíada Ambiental 20 anos do Parque Geológico do Varvito
Parque do Varvito
Rua Parque do Varvito, 400, Parque Nossa Senhora Candelária.

03/06 – quarta-feira

9h – Capacitação em Educação Ambiental sobre Consumo Sustentável
Parque Ecológico Taboão
Avenida Itu 400 Anos, 77, Bairro Itu Novo Centro.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, atualmente instalada nas dependências do Parque Ecológico Taboão, através dos telefones (11) 4025 1412 e 4024 7662 ou pelo e-mail [email protected].

Texto e fotos dos Ecopontos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu
Foto do Baú das Artes: Secretaria de Meio Ambiente/Prefeitura de Itu