15/04/2024
HomeGestões AnterioresItuanos mantêm ritos e tradições católicas do Corpus Christi

Ituanos mantêm ritos e tradições católicas do Corpus Christi

Na quinta-feira (30/05), o prefeito Antonio Tuíze, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Zélia Vaccari Gomes, o vice-prefeito Neto Beluci e sua esposa Silvana Volponi estiveram presentes na Missa de Corpus Christi, que marcou a reabertura da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, após a reforma do piso, agora em madeira.

Completamente tomada por fiéis, a missa contou também com a presença do presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, dos demais vereadores e ainda do comandante do Regimento Deodoro (Quartel de Itu), tenente coronel Fernando Fernandes.

A missa foi celebrada pelo pároco local, Padre Francisco Rossi e concelebrada pelo Monsenhor Durval, padres Clóvis e Roberto. A celebração contou com a entrada dos pavilhões (Nacional, Estadual e Municipal), com a coroação de Nossa Senhora  e também com a benção do Santíssimo.

Ao final, o celebrante, além de destacar o significado da data de Corpus Christi para os católicos, fez questão de agradecer a todos que colaboraram para a entrega de mais uma etapa da restauração da Igreja.  As melhorias na Matriz tiveram início há 12 anos, ainda com o Monsenhor Durval  como pároco da Candelária.

Tradição dos “tapetes”

Após a missa, Tuíze, Neto e a primeira-dama Zélia prestigiaram a tradicional confecção dos “tapetes” para a passagem do Santíssimo Sacramento nas ruas centrais da cidade. Dentre os motivos representados nos “tapetes” de Corpus Christi, chamou a atenção um quadro pintado do professor Alcides Scalet, um dos pioneiros desta tradição. Este trabalho foi uma homenagem prestada pela  Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, através da artista plástica Zelma Clasen.

A Prefeitura também participou com a presença de 40 funcionários da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais), que auxiliaram tanto no recolhimento da serragem, como também em seu tingimento de diversas cores e ainda na distribuição das quase 20 toneladas de material, iniciada a partir das 4h da manhã.

Procissão

Ao final da tarde, um grande número de pessoas participou da procissão de Corpus Christi, quando o Santíssimo Sacramento foi conduzido solenemente sobre os “tapetes” confeccionados pela comunidade ituana. O cortejo seguiu através de revezamento entre os párocos da cidade, que foram seguidos pela multidão de devotos.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu