07/04/2024
HomeGestões AnterioresItu vai a Brasília para inclusão no combate ao crack e segurança eletrônica

Itu vai a Brasília para inclusão no combate ao crack e segurança eletrônica

Em audiência no Ministério da Justiça, Tuíze lutou por inclusão em programa federal contra a droga e pediu mais recursos para monitoramento com câmeras

Em Brasília, o prefeito de Itu, Antônio Tuíze (PSD), se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar de dois assuntos ligados à área de segurança pública: combate ao crack e vigilância monitorada com câmeras de vídeo. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Governo, Rick Schmidt, amigo pessoal do ministro da Justiça, e ainda da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Tuíze está empenhado na inclusão de Itu no programa federal “Crack, é possível vencer”, que consiste numa ampliação e inovação do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack”. Os objetivos do Governo Federal são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.

O plano nacional prevê o investimento de R$ 3,92 bilhões com atuação articulada entre governo federal, estados e municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações. O prefeito Tuíze explicou que, além de ser uma questão de segurança pública, o problema do crack abrange outras esferas inclusas no programa federal como o cuidado e a prevenção. Estão envolvidos os ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entre outros.

No entanto, as diretrizes do “Crack, é possível vencer” estipulam que o programa é aplicável em municípios com população superior a 200 mil habitantes.

Diante disso, Tuíze propôs a criação de uma parceria entre as cidades de Itu e Salto, visando a elaboração de um projeto que autorize a implantação conjunta do “Crack, é possível vencer”, já que as duas populações somadas se enquadram no perfil exigido pelo Governo Federal. O ministro José Eduardo Cardozo se comprometeu em analisar a proposta e pleitear a participação de Itu e Salto. O prefeito de Salto, Juvenil Cirelli (PT), também acompanhou o encontro.

Câmeras

Outra pauta da audiência foi a ampliação do programa de monitoramento por câmeras em Itu. A cidade detém um convênio federal, em fase de aplicação, que determina aproximadamente R$ 600 mil para a colocação de câmeras de vídeo com a finalidade de vigilância em vários pontos. Tuíze solicitou a renovação deste convênio com a adição de mais R$ 1,4 milhão em recursos.

Com o acréscimo de verba, totalizando cerca de R$ 2 milhões, pretende-se um monitoramento ainda mais abrangente, cobrindo, praticamente, todas as regiões da cidade. As imagens captadas, protegidas nos termos da lei, seriam acompanhadas por uma central monitorada pela Guarda Civil Municipal. A vigilância eletrônica, além de auxiliar na inibição de delitos, poderá ser uma aliada na deflagração de ações policiais mais ágeis e ainda na investigação criminal.

VD