HomeSaúdeItu tem primeiro paciente com Covid tratado com Plasma Convalescente

Itu tem primeiro paciente com Covid tratado com Plasma Convalescente

Um homem de 54 anos foi o primeiro paciente a receber a infusão de Plasma Convalescente em Itu, procedimento que ocorreu ontem (26/08). Segundo o Boletim Médico, ele não apresentou quaisquer reações adversas, teve uma noite sem intercorrências e manteve os parâmetros vitais normais. A alta médica está prevista para esta sexta-feira (27/08), mas ele seguirá sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde por uma semana, seguindo os protocolos do tratamento com Plasma Convalescente.

“Nós acreditamos na Ciência e seguimos todas as orientações sanitárias para o enfrentamento da pandemia de Covid 19. Fizemos investimentos importantes em protocolos, estruturas físicas, em recursos humanos, tanto para a prevenção quanto diagnóstico e tratamento e, neste ano, com esforços para a vacinação da população contemplada pelo Plano Estadual de Imunização. O tratamento com o Plasma Convalescente é mais um exemplo de que seguir a Ciência é o caminho para vencermos a pandemia de Covid 19, que tem sido o maior desafio deste século”, afirmou o prefeito Guilherme Gazzola.

Embora o procedimento seja feito em nível ambulatorial, com alta prevista logo na sequência, a equipe médica entendeu ser prudente manter o paciente internado para monitoramento in loco, uma vez que se tratava da primeira infusão de Plasma Convalescente no município.

O paciente teve o diagnóstico positivo no dia 26 de agosto, após ser testado no PA Covid (Pronto Atendimento Covid), serviço da Secretaria Municipal de Saúde que funciona diariamente durante 24 horas.

A cidade de Itu está no seleto grupo de municípios paulistas que contam com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus, graças ao seu desempenho na luta contra a pandemia e aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração de um protocolo de intenções.

“Participar desse convênio com o Instituto Butantan é uma honra e também mais uma esperança para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que tem trabalhado de forma ininterrupta desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de Covid 19”, comentou a secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo.

No último mês de julho, Itu recebeu cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC).  que ficam estocadas no banco de Sangue da Santa Casa. Esse importante aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan e, por meio de um programa do Governo do Estado, está sendo testado em unidades de saúde do Estado de São Paulo.