08/04/2024
HomeSaúdeItu tem 1º Encontro de Produtores de Produtos Cárneos

Itu tem 1º Encontro de Produtores de Produtos Cárneos

O 1º Encontro de Produtores de Produtos Cárneos (linguiça, espetos, embutidos, entre outros), ocorreu na última semana, no Sindicato Rural de Itu. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Itu (SIM) – Itu, e Sindicato Rural de Itu.

O secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, fez a abertura do evento e falou sobre a importância da criação do SIM, ocorrida no governo do prefeito Antonio Tuíze. Comentou ainda sobre os benefícios do SIM e sobre o empenho da equipe em auxiliar produtores que se interessam em receber a certificação.

Durante o encontro, os presentes participaram de explanações sobre “O que é o SIM e o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal)?” e “Como conseguir o selo de inspeção em meu produto?”. Em Itu, o SIM foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, em março de 2014.

A avaliação da equipe do SIM leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar e garante a segurança alimentar ao consumidor final.

Em junho deste ano, houve adesão do SIM de Itu ao Sisbi. O SIM de Itu se tornou o primeiro no estado de São Paulo e o décimo primeiro do Brasil a obter reconhecimento nacional, segundo decisão publicada no Diário Oficial da União. Diante disso, o órgão passou a fazer parte do Sistema Unificado de Atenção a Saúde Agropecuária (SUASA), através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI – POA), e todo estabelecimento aprovado por ele pode vender seus produtos não só em âmbito municipal, mas em todo o território nacional.

O SIM de Itu se tornou referência e tem sido visitado por equipes de prefeituras de municípios paulistas, que buscam informações sobre o serviço realizado na cidade e orientações sobre como obter o Sisbi. Os profissionais do SIM de Itu já receberam equipes de Boituva, Conchal, Franca, Itapeva, Joanópolis, Laranjal Paulista e Sorocaba.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(03/11/2015)