27/03/2024
HomeGestões AnterioresItu sedia palestra sobre Nota Fiscal Paulista como ferramenta de fortalecimento das entidades socioassistenciais

O prefeito Antonio Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci prestigiaram na tarde desta quarta-feira (12/11), no auditório do Sincomércio, palestra do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Haman, sobre a “Nota Fiscal Paulista como ferramenta de fortalecimento das entidades socioassistenciais de Itu e região”. O secretário esteve no município a convite da deputada estadual Rita Passos, que já ocupou esta pasta.

Durante a palestra, Haman explicou que o Programa Nota Fiscal Paulista devolve até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelos estabelecimentos comerciais a seus consumidores. “Hoje, apesar de milhares de pessoas participarem do Programa, algumas ainda preferem não informar o seu CPF no ato da compra. O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de repassar esse benefício para uma entidade beneficente”, concluiu o secretário na apresentação.

Assim, para auxiliar as entidades sociais a se beneficiarem com os créditos da Nota Fiscal Paulista, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, mobilizou as diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) e as prefeituras em uma ação conjunta.

No caso de Itu, com o auxílio da Drads de Sorocaba, serão disponibilizados cartazes explicativos e urnas coletoras para o recebimento das notas fiscais nos estabelecimentos comerciais do município.

No evento, o prefeito Tuíze assinou o Termo de Adesão, pelo qual a Prefeitura de Itu fica responsável pela distribuição das urnas às Entidades Sociais e as associações de classe estabelecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes neste evento, a diretora regional do Drads Sorocaba, Sônia de Carvalho, o Chefe de Gabinete, Dito Roque além dos secretários de Promoção e Desenvolvimento Social, Ângela Lopes Ferraz de Almeida, de Governo, Rick Schmidt, de Administração, Miguel de Moura Silveira Junior, de Planejamento, Shirley Dantas, de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, de Habitação Popular, Carlos D’Ambrósio, além de representantes dos prefeitos das cidades de Araçariguama, Ibiúna, Indaiatuba, Porto Feliz e Salto e representantes de entidades assistenciais de Itu e região.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu