Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeCulturaItu sedia oficina de capacitação para Pontos de Cultura

Itu sedia oficina de capacitação para Pontos de Cultura

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a cidade de Itu sedia no dia 16 de setembro uma das várias oficinas que a Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio dos Agentes Mobilizadores Cultura Viva, está promovendo com o intuito de divulgar o Edital de Pontos de Cultura, que premiará 544 ações culturais do estado.
A oficina ocorre gratuitamente, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, a partir das 9h, e tem como público-alvo artistas, grupos artísticos, instituições sem fins lucrativos que atuem com foco na cultura e coletivos culturais.
A oficina será ministrada pelo consultor e assessor para a Cultura, Marcos Pardim, ex-secretário de Cultura de Salto e atualmente Agente Mobilizador Cultura Viva da região administrativa de Sorocaba.
O edital terá três módulos de premiação: 1) 100 Entidades Culturais sem fins lucrativos que possuam CNPJ e tenham, no mínimo, três anos comprovados de atuação na área; 2) 44 coletivos culturais sem CNPJ e 3) 400 projetos serão selecionados para ganharem kits culturais, no valor de R$12.000,00, kits estes que terão suas versões para trabalhos musicais ou audiovisuais. Os prêmios para as duas primeiras categorias serão no valor de R$60.000,00 (sessenta mil reais).
Na história do programa Cultura Viva, é bom lembrar, Itu tem participação de pioneirismo. A Fasam (Familiares e Amigos da Saúde Mental) foi a primeira instituição a ser conveniada como Ponto de Cultura da região de Sorocaba, diretamente com o Ministério da Cultura. Depois, já no edital do governo do Estado, a Unei (União Negra Ituana) também se tornou Ponto de Cultura conveniado.
O auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” fica na Rua Barão do Itaim, 140, Centro.