HomeEsportesItu sedia mais uma edição do Festival Paralímpico

Itu sedia mais uma edição do Festival Paralímpico

Foto do secretários de esportes Gilmar ao lado da atlera Mariana

Itu sediou, no último sábado (24/09), mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, da qual participaram 102 crianças com e sem deficiências. O evento ocorreu no Sesi – Itu e contou com atividades de atletismo, bocha e goalball.

O secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, que na oportunidade representou o prefeito Guilherme Gazzola, prestigiou o Festival, que recebeu ainda a presença da halterofilista Mariana D’Andrea, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na categoria até 73 kg.

O objetivo do Festival, que reuniu cerca de 15 mil crianças com e sem deficiências em 98 cidades de todas as unidades federativas brasileiras, é difundir o Movimento Paralímpico, por meio de atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas. A escolha de setembro para a realização do Festival se justifica por ser o mês em que se celebram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Parlímpico (22).

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), Mizael Conrado, ressaltou que o evento é a maior festa da inclusão do nosso país. “O Festival Paralímpico representa a essência do esporte. Promovemos a interação entre 15 mil crianças, com e sem deficiências, em 98 cidades do país. E tenho certeza de que muitos desses participantes vão se tornar atletas de alto rendimento no futuro, a partir dessa inclusão e iniciação feitas pelo CPB”, afirmou.