13/03/2024
HomeNotíciasItu se destaca no programa “Parcerias Municipais” e deve receber R$700 mil para saúde

Os recursos serão repassados por meio de convênios que serão firmados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional

Itu foi uma das 30 cidades que se destacou, pelo segundo ano consecutivo, no programa “Parcerias Municipais”. A cerimônia de premiação foi realizada na Sala São Paulo, na capital, nesta terça-feira (7) e contou com a presença do Governador do Estado, João Dória, do vice-governador, Rodrigo Garcia, do prefeito Guilherme Gazzola, do Secretário Interino de Planejamento, que é também Secretário de Educação, Plínio Bernardi Jr e de diversas autoridades. Itu foi premiada no Desafio 5 da Categoria Saúde: “Reduzir os óbitos prematuros por Doenças e agravos não transmissíveis (DCNT)” – e deve receber R$ 700 mil do Governo do Estado, valor que será repassado para a cidade por meio de convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. No total, 621 cidades paulistas integram a iniciativa, que visa a redução das desigualdades regionais.

O prefeito Guilherme Gazzola afirmou que esta conquista, além de representar os esforços dos profissionais da área da saúde, também retorna como investimento. “O Parcerias Municipais se tornou um agradável desafio para o município, uma vez que nos proporciona apresentar o nosso trabalho. Agradeço a toda equipe que trabalha em uma área tão importante que é e sempre será a saúde”, completou.

A Secretária Municipal de Saúde, Janaína Guerino de Camargo, recebeu a notícia sobre a conquista da premiação com muita satisfação e reitera o compromisso com o atendimento da população. “Nosso objetivo é oferecer atendimento de qualidade a todos. O reconhecimento nos motiva e todos os investimentos na saúde são bem-vindos”, ressaltou.

Na oportunidade, o governador Doria e o Vice-Governador Garcia também anunciaram R$ 1,9 bilhão para investimentos em infraestrutura urbana para os 645 municípios de São Paulo. A Secretaria de Desenvolvimento Regional vai formalizar 1491 convênios com os municípios paulistas que englobam serviços como reforma de edificações públicas, aquisição de equipamentos e caminhões de coleta de lixo, reforma de praças, creches e escolas e modernização de iluminação pública.

“Terminar o ano oferecendo aos municípios R$ 1,9 bilhão é respeitar a política municipalista, de um governo que de fato é municipalista. Somos municipalistas porque acreditamos que essa é a única forma de governar corretamente, de governar para o munícipe lá onde ele vive, no campo, na cidade, aqui na Região Metropolitana, na capital de São Paulo, no litoral, no interior”, afirmou Doria.