27/03/2024
HomeSaúdeItu recebe vacinas da Fiocruz e prossegue com imunização contra Covid

Itu recebe vacinas da Fiocruz e prossegue com imunização contra Covid

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/01), 1410 doses da vacina da Fiocruz. A aplicação dessas doses teve início na mesma data, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Adulto, com a presença do prefeito Guilherme Gazzola e da secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

A primeira funcionária da Saúde Mental a ser vacinada em Itu com o imunobiológico da Fiocruz foi Jandira Tadeu Gonçalves de Camargo, de 72 anos. Ela trabalha há 35 anos na Prefeitura, sendo 14 na Saúde Mental. Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Jandira não se ausentou um dia sequer do trabalho, mesmo tendo mais de 60 anos, o que a caracteriza como grupo de risco.

Também foram vacinados dois pacientes de Residência Terapêutica, ambos do sexo masculino, de 45 e 62 anos, além de outros profissionais que atuam no serviço de Saúde Mental.

O prefeito Guilherme Gazzola, defensor da Ciência, fez questão de acompanhar o ato e reafirmar a importância da vacinação, além de destacar que as medidas sanitárias devem ser mantidas.

Pouco antes da aplicação dessas doses, Guilherme Gazzola e Janaina estiveram no serviço de Vigilância Epidemiológica do município para acompanhar o recebimento das doses das vacinas da Fiocruz.

Itu foi a primeira cidade da região a iniciar a imunização, no último dia 20, quando recebeu doses da vacina CoronaVac. Desde então já foram imunizadas em Itu, até o final da tarde de hoje, 1700 pessoas.