20/04/2024
HomeGestões AnterioresItu recebe projeto da CPFL para escolas municipais

Itu recebe projeto da CPFL para escolas municipais

A Prefeitura de Itu, em parceria com a CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) realiza na cidade, de 10 a 14 de junho, o projeto “CPFL nas Escolas”, juntamente com unidade móvel de ensino, que traz aos alunos atividades lúdicas referentes ao uso eficiente e seguro de energia.

O projeto irá contemplar as 22 escolas da rede municipal de ensino, e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no pátio do Centro Administrativo Municipal (Prefeitura de Itu), localizado na Avenida Itu 400 Anos, Itu Novo Centro.

Cinema e teatro

Na próxima terça-feira, dia 11 de junho, haverá apresentação de um filme e de uma peça teatral, com temática sobre o uso responsável da energia elétrica, aberta a toda a população. As apresentações acontecem a partir das 19h, também no CAM.

CPFL nas Escolas

Orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Este é o objetivo do programa “CPFL nas Escolas”, iniciado nas 22 escolas da rede municipal de ensino de Itu, em novembro de 2012. O projeto promoveu a capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Com duração prevista de seis meses, o Programa adotou a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e teve como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de Ensino Fundamental da rede pública municipal.

Na primeira fase do projeto, a equipe docente foi capacitada por monitores do programa com a metodologia do PROCEL.

Após desenvolverem os conteúdos em sala de aula, nesta etapa final, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes irão participar de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) acerca do tema “energia”.

Abrangência

O “CPFL nas Escolas” está sendo realizado em quase 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, de acordo com proposta aprovada junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Na região atendida pela CPFL Paulista, 35 municípios serão contemplados pelo projeto: mais de 1.500 educadores de 293 instituições de ensino municipal serão capacitados e 50 mil alunos beneficiados.

Na área de atuação da CPFL Piratininga o “CPFL nas Escolas” será desenvolvido em 200 escolas municipais de 26 municípios. Serão treinados mais de 1 mil educadores, que disseminarão os conhecimentos adquiridos para cerca de 35 mil alunos.

Texto: Fábio Navarro