22/03/2024
HomeGovernoItu recebe prêmio por inovação urbana em evento na capital

Itu recebe prêmio por inovação urbana em evento na capital

Projeto da Prefeitura de Itu é contemplado com o troféu Inova Cidade do Instituto Smart City Business America

Um projeto da Prefeitura de Itu, na área de inovação urbana, recebeu um prêmio de prestígio nacional nesta semana. O Template Para Desburocratização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, foi reconhecido com o troféu InovaCidade –2018, conferido pelo Instituto Smart City Business America.

A entrega ocorreu na terça-feira (17/4), no Expo Center Norte, durante a 6º edição do evento voltado ao destaque de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e pelo o assessor de Consórcios e Concessões da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luigi Longo.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Guilherme Gazzola, da primeira-dama Patricia Müller Gazzola e do secretário municipal de Planejamento, Plinio Bernardi Junior, responsável por toda coordenação do projeto aclamado.

O processo de implantação de serviços inteligentes, que são a base para uma cidade inteligente, deve envolver uma visão ampla do relacionamento com o cidadão. São base para essa visão a modelagem e digitalização de processos, contemplando uma integração entre os vários sistemas envolvidos. Uma visão estratégica, alinhada a um Plano Diretor de TI, é o caminho para a viabilização de uma Cidade Inteligente.

Congresso

A premiação fez parte da Smart City Business America – Congress & Expo, realizada entre os dias 16 e 18, considerada a maior feira de Cidades Inteligentes da América Latina. Como parte desse evento, o prefeito Guilherme Gazzola participou da mesa de debate. O tema foi a gestão integrada de resíduos sólidos, estimulando o desenvolvimento de soluções regionalizadas para gestão e gerenciamento a fim de reduzir custos e preservar o meio ambiente.

Também foi discutido como as cidades do Estado de São Paulo estão encontrando, junto à Secretaria do Meio Ambiente, um programa de auxílio para a estruturação da gestão integrada de resíduos sólidos.