Widget Image
Secretarias
18/03/2024
HomeMeio AmbienteItu recebe posição de destaque no Índice de Gestão de Resíduos do Estado de São Paulo

Itu recebe posição de destaque no Índice de Gestão de Resíduos do Estado de São Paulo

Imagem aérea mostra o CTR de Itu

A cidade de Itu recebeu a nota 8,98 no Índice de Gestão de Resíduos (IGR) do ano de 2022, ficando entre as 10 melhores do Estado de São Paulo e acima de diversas cidades da região, como Sorocaba (6,20), Indaiatuba (8,15) e Salto (8,54).

O IGR foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo para avaliar anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas estaduais. Este índice possibilita que os municípios participantes tenham uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão de resíduos sólidos municipal e também deverá ser considerado no cálculo do ICMS Ambiental.

As etapas da gestão e gerenciamento municipal de resíduos sólidos são divididas em 10 Eixos Temáticos, que compõem a nota final do munícipio. Alguns dos Eixos Temáticos são: Instrumentos de Gestão de Resíduos Sólidos, Coleta Regular e Limpeza Urbana e Reciclagem, Tratamento e Recuperação. O IGR dos municípios é calculado considerando o valor do Índice de Qualidade de Gestão de resíduos sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT).