18/03/2024
HomeMeio AmbienteItu recebe posição de destaque no Índice de Gestão de Resíduos do Estado de São Paulo

Imagem aérea mostra o CTR de Itu

A cidade de Itu recebeu a nota 8,98 no Índice de Gestão de Resíduos (IGR) do ano de 2022, ficando entre as 10 melhores do Estado de São Paulo e acima de diversas cidades da região, como Sorocaba (6,20), Indaiatuba (8,15) e Salto (8,54).

O IGR foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo para avaliar anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas estaduais. Este índice possibilita que os municípios participantes tenham uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão de resíduos sólidos municipal e também deverá ser considerado no cálculo do ICMS Ambiental.

As etapas da gestão e gerenciamento municipal de resíduos sólidos são divididas em 10 Eixos Temáticos, que compõem a nota final do munícipio. Alguns dos Eixos Temáticos são: Instrumentos de Gestão de Resíduos Sólidos, Coleta Regular e Limpeza Urbana e Reciclagem, Tratamento e Recuperação. O IGR dos municípios é calculado considerando o valor do Índice de Qualidade de Gestão de resíduos sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT).