24/03/2024
HomeGestões AnterioresItu realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Itu realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Na tarde de quarta-feira (13/05), aconteceu a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, uma realização do Conselho Municipal do Idoso e do poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.

Com participação maciça de idosos, integrantes do grupo da Melhor Idade, dos equipamentos mantidos pela Prefeitura voltados a esta faixa etária, como o Centro de Convivência Dia e o Quero Vida; o evento contou também com a presença e participação do vice-prefeito Neto Beluci (na oportunidade também representando o Prefeito Antônio Tuíze), da primeira-dama e presidente do Fundo Social Zélia Vaccari Gomes, da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social Angela Maria Lopes Ferraz de Almeida.

Também prestigiaram o evento o chefe de Gabinete da Prefeitura, Dito Roque, o diácono Reginaldo de Castro (representante da deputada estadual Rita Passos), da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Antonieta Melo e da presidente municipal da Ordem dos Advogados do Brasil em Itu e também da palestrante da tarde Dra. Vivian Medina Guardia.

Abrindo os trabalhos, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Antonieta Melo, destacou a importância do tema do encontro: “Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”. Segundo ela, a Conferência Municipal é a ferramenta que proporciona as condições de diálogo, de consenso, da atualização e direcionamento das demandas relacionadas ao idoso.

Maria Antonieta destacou que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em senso de 2013, Itu tem uma população idosa de 17.699, percentual de 7,83 da população.

A secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Angela Maria, agradeceu o apoio que o prefeito Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci oferecem a todos os seis conselhos municipais ligados a sua pasta, e falou da importância da realização da II Conferência Municipal dos Direitos da pessoa Idosa, para a discussão, atualização e encaminhamento de questões diretamente relacionadas a Melhor Idade.

O vice-prefeito destacou a sabedoria das pessoas idosas, e tudo que elas podem oferecer com sua experiência e ensinamento a toda a população, ao poder público, às autoridades.

Na palestra proferida pela Presidente da OAB – Itu, esta destacou os quatro eixos temáticos que formam os grupos de trabalho da II Conferência Municipal do Idoso: Gestão (programas, projetos, ações, campanhas e serviços realizados pelos três níveis de governo: municipal, estadual e federal); Financiamento (Fundos e orçamentos disponíveis na aplicação de políticas voltadas aos idosos); Participação e controle social (o empoderamento do idoso) e o último eixo e grupo de trabalho: o Sistema Nacional de Direitos Humanos.

Ao final a II Conferência Municipal do Idoso de Itu elegeu um representante e um suplente para participar da Conferência Estadual.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu