09/04/2024
HomeMeio AmbienteItu participa de evento sobre bioeconomia no Rio de Janeiro

Itu participa de evento sobre bioeconomia no Rio de Janeiro

Os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino e de Planejamento e Educação, Plínio Bernardi Junior participaram do Green Rio, que contou com representantes de vários países, entre os dias 25 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro.
Durante o evento, Bernardi fez uma apresentação dos indicadores de desenvolvimento econômico e ambiental de Itu e também dos projetos em andamento e previstos na área de bioeconomia. “Nós estamos em uma etapa da bioeconomia em que chegamos onde somos capazes, a partir de agora precisamos de um projeto para fazermos um mapeamento da região e determinar tudo que tem a ver com bioeconomia, determinar a vocação e fazer políticas públicas para isso”, destacou Plínio Bernardi.
Os secretários municipais também aproveitaram a oportunidade para fazer contatos, trocar experiências e participar de reunião com pesquisadores para tratar da demanda de mapear oportunidades de negócios em bioeconomia no município e, futuramente, realizar um evento com essa pauta.
“A bioeconomia é um conceito novo que ainda se encontra em construção e provavelmente veio para ficar. A ideia é construir uma política pública municipal nessa área, essa iniciativa é inovadora e pretende fomentar o desenvolvimento sustentável na cidade, o intuito é que a bioeconomia faça parte da identidade de Itu”, comentou Veronica Sabatino.
O evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. O público, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, teve acesso a Conferência Green Rio/Green Latin America, com palestrantes do Brasil e de outros países.
A parceria nos plantios realizados em Itu também se fez presente por meio de um stand da empresa Guarany, apoiadora do projeto “Adote uma nascente”.