18/04/2024
HomeAdministraçãoItu lança plataformas ItuGeo e Itu Digital visando mais agilidade nos processos

Itu lança plataformas ItuGeo e Itu Digital visando mais agilidade nos processos

Buscando facilitar os processos, bem como possibilitar mais agilidade no planejamento e tramitações dos mesmos, foram apresentadas nesta segunda-feira (30), duas plataformas digitais que atendem essas demandas: o ItuGeo e Itu Digital. “Desde que entramos na Prefeitura, trabalhamos para terminar com os papéis e digitalizar todos os processos, isso traz mais segurança, clareza e permite acesso as informações de forma mais inteligente”, enfatizou o prefeito Guilherme Gazzola, durante o evento de lançamento, realizado no auditório do Paço Municipal.

Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara, Manoel Monteiro, a vereadora Célia Rocha, o subprefeito da regional, Douglas Boschetti, o secretário de Administração, Moises Pinheiro, o secretário de Esporte, Gilmar Pereira, a secretária de Justiça, Maria Teresa Leis, a secretária de Saúde, Janaína Camargo, a secretária de Cultura, Maitê Velho, a secretária de Promoção Social, Alzira Guimarães, a secretária de Meio Ambiente, Verônica Sabatino, a secretária de Comunicação, Flávia Frossard, o secretário adjunto de Planejamento, Gabriel Carvalho, o secretário adjunto de Governo, Henrique de Paula, o secretário adjunto de Emprego, Iwan Szewczuk, o secretário adjunto de Segurança, Geraldo Moreira Filho, a secretária adjunta de Educação, Silvia Sório e a diretora de Obras, Ana Paula Quinteiro Capelli, dentre outros representantes da gestão pública municipal.

O ItuGeo é um sistema de ferramentas geográficas com os mapas da cidade, equipamentos públicos, estradas municipais, imóveis tombados e outras informações municipais, que além de ser utilizado para produção, manutenção, análise e divulgação de informações mapeadas, busca auxiliar no licenciamento, planejamento, implementação de gestão de políticas públicas. O secretário de Planejamento, José Roberto Fernandes Barreira, destacou que o mapeamento feito na cidade, tem qualidade de imagem superior ao Google e a plataforma é um grande ganho para cidade.

Já com o novo portal, Itu Digital, não será necessário a visita presencial à Prefeitura para abrir solicitações de aprovação de novos projetos, aprovação de ampliação, reformas, demolição e regularização desde o início da obra até emissão do Habite-se, para prédios residenciais, comerciais e industriais. A digitalização deste processo permite que os prazos para análises e aprovações sejam ainda mais rápidos, uma vez que todas as informações estarão disponíveis na plataforma. “É um momento ímpar, conseguir colocar este programa para rodar. Temos um compromisso com a cidade e estamos cumprindo”, declarou o secretário de Obras, Eduardo Alves.

A coleta e digitalização de dados, necessárias para o Itu Digital, foi possibilitada com outra melhoria que vem sendo implantada pelo governo municipal, o “Itu – Cartão Cidadão”. Por meio do cartão, houve a simplificação da conversa entre todas as matrizes, realizando o cruzamento de dados e atualização cadastral.

As novas ferramentas digitais são colaborativas, ou seja, permitem a participação dos munícipes em seus aprimoramentos e atualizações.
Confira os links de acesso:
ItuGeo

Itu Digital