08/04/2024
HomeSegurançaItu implanta sistema de controle remoto de semáforos

Itu implanta sistema de controle remoto de semáforos

Através da central semafórica será possível identificar em tempo real qualquer falha nos equipamentos e também sincronizar a “onda verde”

Os semáforos de Itu começaram a receber nesta semana antenas de comunicação remota, que serão monitoradas por uma central controlada na sede da Guarda Civil Municipal. Essa melhoria irá permitir a identificação de qualquer falha nos semáforos em tempo real, agilizando os reparos e medidas preventivas contra acidentes. Além disso, será possível efetuar a sincronização dos semáforos, gerando a chamada “onda verde”, que resultará em maior fluidez no tráfego e na otimização do tempo de parada nos cruzamentos.
A implantação deste sistema está sendo realizada por meio de um convênio da Prefeitura de Itu com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do governo estadual. O investimento é de aproximadamente R$ 450 mil.
De acordo com o diretor municipal de Trânsito da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, Hélio Tomba, a instalação completa está prevista para o mês de setembro deste ano. A segunda fase desse projeto prevê a colocação de faixas elevadas para pedestres nos “pontos de calor”, isto é, locais que apresentam maior risco de atropelamentos.