HomeGestões AnterioresItu ganha dois Parques Ecológicos nesta sexta-feira

Itu ganha dois Parques Ecológicos nesta sexta-feira

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Meio Ambiente, entrega nesta sexta-feira (20/03) dois parques ecológicos para uso da população: o Taboão, no bairro Itu Novo Centro, e o Chico Mendes, no Cidade Nova.

O Parque Ecológico Taboão, cuja cerimônia de entrega está marcada para às 9h30, ocupa uma área de aproximadamente 41,8 mil m² e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, horta, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

Localizado no terreno onde ocorreu o “Mega Plantio” em 2008, o Taboão fica ao lado do Paço Municipal, prédio público verde com reconhecimento internacional pelo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).

Às 14h30, acontece a entrega do Parque Ecológico Chico Mendes, localizado próximo à nascente do Córrego do Barreiro e com área aproximada de 242 mil m². O local possui pista de caminhada, quadras esportivas, espaço para ginástica, sede administrativa, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e locais para descanso.

Os dois parques ecológicos foram construídos com recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Para o prefeito Antonio Tuíze, a entrega dos parques à população é mais uma conquista, já que os ituanos ganharão duas novas opções para lazer e atividades ao ar livre. Além disso, os espaços ajudarão a melhorar a qualidade do ar e a recuperar as matas ciliares dos dois córregos que cortam os parques, o Córrego Taboão e o Córrego do Barreiro.

Centro de referência em sustentabilidade

O Parque Ecológico Taboão também abrigará a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os Departamentos de Fiscalização Ambiental e de Educação Ambiental, um viveiro e um Centro de Referência em Sustentabilidade.

Ligado ao Departamento de Educação Ambiental, o Centro de Referência é um espaço para capacitação, preparado para receber palestras, cursos, oficinas e reuniões, utilizados para multiplicar o conhecimento na área ambiental.

Serviço:

Parque Ecológico Taboão