20/04/2024
HomeGestões AnterioresItu estuda projeto de construção da nova Câmara Municipal

Itu estuda projeto de construção da nova Câmara Municipal

Um projeto de lei, que estuda a viabilização da construção de sede própria do Poder Legislativo, foi o assunto de uma reunião realizada na Prefeitura de Itu, na última segunda-feira (04/02). Na ocasião, foi protocolado o ofício do Poder Legislativo ao Executivo, solicitando análise da possibilidade de destinação de uma área pública para fins de construção da Casa de Leis de Itu.

O prefeito Antônio Tuíze, os secretários municipais Valfrido Miguel Carotti (Finanças) e Miguel de Moura Silveira Júnior (Administração) receberam o presidente da Câmara de Vereadores, Josimar Ribeiro, que compareceu acompanhado de Katherine Silva (chefe de Gabinete da Presidência), Joaquim Galvão (diretor administrativo) e Luiz Gustavo Arruda (diretor jurídico).

Segundo foi argumentado pelos representantes do Poder Legislativo, as condições físicas do atual prédio da Câmara exigem constantes os reparos, provocando dispêndio frequente de recursos públicos. Outra justificativa apresentada é o aumento das atividades legislativas, atribuído ao crescente desenvolvimento econômico e populacional de Itu.

O presidente Josimar Ribeiro entende que a nova Casa de Leis deva “contar com capacidade maior no plenário, oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e vereadores e disponibilizar espaço suficiente para o atendimento e recepção ao cidadão, à sociedade organizada e à imprensa”.

O projeto sugere um plenário com capacidade para 300 pessoas, sala para as comissões parlamentares, biblioteca, arquivo, elevador adequado, rampas de acesso, sala de imprensa, entre outros itens. O prédio, segundo seus idealizadores, seguirá quesitos da sustentabilidade, economia de despesas e acessibilidade.

Decom