21/03/2024
HomePlanejamentoItu está entre as primeiras 50 cidades do país no ranking de cidades inteligentes

Foto aérea da cidade de Itu

O município aparece na 46ª colocação do Connected Smart Cities 2022, realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta

Itu está na 46ª posição entre as 680 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes participantes do estudo Connected Smart Cities 2022. Considerando somente as cidades do mesmo porte (entre 100 mil e 500 mil habitantes), Itu é a 8ª colocada do Estado de São Paulo, a 18º colocada do Brasil e a 27ª da região Sudeste.

Esta é a sexta vez que Itu figura no levantamento, que é realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta e chega agora em sua oitava edição. Neste ano, o município, que em 2021 estava na 53ª colocação, subiu sete posições no ranking geral.

“A cada edição do ranking, é possível comprovar a evolução de nossa cidade, que agora já está entre as 50 melhores do Brasil. O levantamento ajuda muito também no aprimoramento de nosso trabalho, indicando os acertos e alguns pontos de atenção. A colocação significativa de Itu, nos cenários estadual e nacional, confirma o sucesso de nosso modelo de gestão e mostra que a cidade está recobrando a sua importância a cada ano”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola.

O desempenho da gestão municipal fez a cidade subir colocações em indicadores como Meio Ambiente, indo da 33º posição para a 26ª; Economia, indo da 32ª para a 27ª e Governança, indo da 58ª para a 43ª. A cidade também manteve boas avaliações em Mobilidade, estando em 16º lugar, e em Tecnologia e Inovação, ficando em 40º no recorte nacional.