20/04/2024
HomeTurismoItu e Salto celebram assinatura do contrato com empresa operadora do Trem Republicano

A atração turística, que ligará as duas cidades em um trajeto de trem, será mais uma importante ferramenta na retomada econômica pós-pandemia

Uma obra que se arrasta há mais de 10 anos, finalmente, está perto de se tornar um grande atrativo turístico para as cidades de Itu e Salto. Na última terça-feira (02/08), as duas cidades celebraram a assinatura do contrato com a empresa Serra Verde Express, que irá operar o Trem Republicano. A atração é uma das apostas do Poder Público para a retomada do aquecimento econômico no esperado período pós-pandemia, devido ao perfil de estâncias turísticas de Itu e Salto.

A solenidade de assinatura ocorreu na Sala Palma de Ouro, em Salto, contando com a participação dos prefeitos Guilherme Gazzola (Itu) e Geraldo Garcia (Salto) e do diretor-presidente da empresa concessionária do Trem Republicano, Adonai Aires Arruda. O secretário municipal de Turismo de Itu, Vinícius Salton e vereadores das duas cidades pertencentes ao consórcio do Trem Republicano também estiveram no ato.

A expectativa é a de que o Trem Republicano passe a operar em dezembro deste ano, de acordo com a presidência da Serra Verde Express, que ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, é a atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, sendo a responsável pelo passeio entre Curitiba e Morretes.

A faixa ferroviária de aproximadamente 7 km, que liga as antigas estações de trem dos municípios citados, dever ser um marco para a criação de empregos e fomento ao setor de serviços. Há a previsão inicial de 9 empregos diretos e outros 20 empregos terceirizados.

Há cerca de três semanas, o secretário de Estado do Turismo, Vinícius Lummertz, esteve na estação ituana, acompanhado dos prefeitos Guilherme e Geraldo, vistoriando a conclusão das obras.