HomeGestões AnterioresItu é Município VerdeAzul pela oitava vez consecutiva

Itu é Município VerdeAzul pela oitava vez consecutiva

Premiação oficial aconteceu na última quarta-feira (17/02), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

A cidade de Itu recebeu, pela oitava vez consecutiva, a certificação do Programa Município VerdeAzul. A premiação oficial aconteceu na última quarta-feira (17/02), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com as presenças da secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, da coordenadora do Programa Município VerdeAzul, Lie Shitara Schutzer, além de autoridades do Legislativo, prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte do programa.

O ciclo de 2015 contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Itu ficou na vigésima oitava colocação, com 88,98 pontos.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

Texto: DECOM

Foto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu