11/04/2024
HomeGestões AnterioresItu é destaque internacional em Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Itu é destaque internacional em Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Gestão de resíduos sólidos da cidade é apresentada pelo prefeito Tuíze como modelo em evento no Equador

O prefeito Antonio Tuíze levou a experiência da gestão de resíduos sólidos de Itu para o Fórum Internacional de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, realizado nos dias 06 e 07 em Quito, no Equador. Tuíze esteve entre as autoridades que fizeram o uso da palavra na abertura do evento e apresentou aos líderes internacionais a bem sucedida experiência da gestão de resíduos sólidos de Itu, considerada um exemplo a ser seguido por cidades de todas as partes do mundo.

Na ocasião, o prefeito foi homenageado com a entrega de um pergaminho de nomeação como Convidado Ilustre, em reconhecimento por seu trabalho e como maneira de deixar de registro público de sua participação no Fórum. “O resultado da política de resíduos sólidos de nossa gestão em Itu motivou essa homenagem, que exalta o sucesso da experiência em Itu como modelo a ser adotado por outras cidades de qualquer parte do mundo”, comentou o prefeito.

Em razão de receber a Conferência das Nações Unidas Habitat III no ano que vem, Quito promoveu o Fórum com a participação especial dos prefeitos integrantes do Iclei (International Council for Local Environmental Initiatives), visando o  compartilhamento de experiências locais para inspirar resultados globais.

O Fórum marcou ainda a Semana da Sustentabilidade do Município de Quito e precede a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em Paris no mês de dezembro e também contará com a participação do prefeito ituano.

Modelo a ser seguido

Recentemente, o chefe do Executivo ituano também participou do ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção) 2015, que reuniu, entre 23 e 25 de setembro, mais de 1500 participantes e 80 debatedores. Com o tema “Brasil mais eficiente, País mais justo”, o evento abordou assuntos como meio ambiente e sustentabilidade, mercado imobiliário e desenvolvimento urbano, formação de preços em obras públicas, concessões e PPPs.

O modelo de coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos implantado em Itu também foi mostrado, em março deste ano, no seminário sobre Alternativas para Gestão de Resíduos Sólidos, realizado em Canela, no Rio Grande do Sul.

Tuíze mostrou a frota de caminhões movidos por biodiesel e os equipamentos de limpeza urbana de última geração trazidos para o município, como as mini varredeiras mecânicas e a máquina capaz de retirar gomas de mascar grudadas no chão.

(09/10/15)