Widget Image
Secretarias
15/04/2024
HomeGestões AnterioresItu é destaque em publicação internacional sobre Meio Ambiente

Itu é destaque em publicação internacional sobre Meio Ambiente

A cidade de Itu foi destaque na edição de setembro da revista internacional “Best Practices of 2015 UEA Iloilo Summit”, que mostra ações ambientais que deram certo e podem servir de exemplo para outros países.

A publicação destaca o bom desempenho da cidade junto às políticas de gestão de resíduos, com a prática da conscientização à reutilização, reciclagem com a coleta seletiva de cerca de 300 toneladas de resíduos domésticos recicláveis por mês, além de pontos para descarte de resíduos de construção, eletrônicos e podas de árvores.

“O Plano de Gestão Integrada de Resíduos tem representado um enorme passo frente a gestão de resíduos sólidos urbanos. A sua implementação permitiu ao município reduzir efetivamente o impacto ambiental, promover uma melhor qualidade de vida e consolidar ações voltadas à sustentabilidade com o apoio e participação da sociedade. Por exemplo, a utilização de composto orgânico pelo município na manutenção de parques e jardins da cidade, evitar o descarte de produtos químicos que vão para aterro sanitário contaminando e os ecossistemas locais”, discorre a revista.

Encerrando a matéria, outro ponto abordado é o de que por meio de atividades de educação ambiental com a comunidade o plano tem incentivado reflexões sobre a cultura do desperdício e os atuais padrões de produção e consumo, bem como sobre a qualidade do ambiente urbano e a conservação dos recursos naturais.

Para conferir a publicação completa clique aqui.

Decom
Foto: Reprodução