Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeMeio AmbienteItu conta com pontos de descarte correto de lâmpadas e pilhas

Itu conta com pontos de descarte correto de lâmpadas e pilhas

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, divulga os pontos de descarte adequado para lâmpadas e pilhas. Confira a seguir:

Lâmpadas
Dicico Home Center – Avenida Nove de Julho, 897, loja 02
Supermercado Extra – Rodovia Marechal Rondon, km 105
Eletro Itu – Rua 21 de Abril, 28 Centro
Supermercado São Vicente – Avenida Eugen Wismann, 600

Pilhas
Supermercado Extra – Rodovia Marechal Rondon, km 105
Supermercado Pão de Açúcar – Avenida Prudente de Moraes, 245
Carrefour Bairro – Av. Otaviano Pereira Mendes, s/nº
Supermercado São Vicente – Avenida Eugen Wissmam, 600

Impacto ambiental
As lâmpadas nunca devem ser jogadas no lixo comum devido ao risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos, por apresentarem metais como mercúrio, antimônio e chumbo. Quando a lâmpada está quebrada, o indicado é que os pedaços sejam colocados em uma garrafa PET para evitar acidentes com os coletores do material.
Outra dica é o uso de lâmpadas de LED, que além de serem menos poluentes, não emitem raios UV e infravermelhos, e ainda por cima promete maior vida útil e podem ser descartadas no lixo comum.
Já com as pilhas ocorre o mesmo problema quanto à poluição ambiental por conterem metais pesados e tóxicos como chumbo, cádmio e mercúrio, também prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Vale ressaltar que os Ecopontos não são os locais corretos para esse tipo de descarte, que pode contaminar os demais resíduos. O mesmo vale para aparelhos celulares e suas baterias, que devem ser encaminhados para a Comarei (Cooperativa de materiais Recicláveis de Itu).