15/04/2024
HomePromoção SocialInaugurada nova sede da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social

No local também funcionarão o Órgão Gestor do Programa Bolsa Família e o Cadastro Único do Governo Federal

A solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e do Órgão Gestor do Programa Bolsa Família e Cadastro Único ocorreu na noite desta quinta-feira (06/12), momento que o prefeito Guilherme Gazzola definiu como a abertura de um espaço de acolhimento. A nova sede da referida pasta está localizada na Praça Dom Pedro I, 116 (ao lado do Poupatempo Itu).

A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social também promove a recepção, entendimento da situação social das famílias e indivíduos, orienta-os, acolhe em seus serviços junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), tendo uma equipe de profissionais capacitada e em constante atualização.

Com 700 metros quadrados, a nova sede dispõe de sala para reuniões, cursos e pequenos eventos com capacidade para 30 servidores. A equipe da Secretaria, que conta com mais de 200 sevidores, está dividida em serviços, conforme a situação social: Proteção Básica, Proteção Especial, Gestão, Inclusão, e Parcerias e Articulação.

Além do chefe do Executivo, estavam presentes o secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Benedito Calixto, os vereadores Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde), Benedito Roque Moraes (Dito Roque) e Givanildo Soares da Silva (Giva), entre outras autoridades civis e militares.

O prefeito Guilherme Gazzola deu total liberdade de ação para que pudéssemos desenvolver um trabalho de modernização da rede, qualificação de pessoal, e assim, introduzirmos conceitos, novos programas, aumentando nossa capacidade de atendimento. Nosso desafio para 2019 é aumentar todos os indicadores positivamente, diminuindo o número de pessoas em vulnerabilidade ou estendendo nossa rede para atrair, pelo menos, mais 20% de pessoas que ainda não utilizam os serviços”, destacou Calixto.

Durante a solenidade, houve inauguração de painel inédito de autoria do artista plástico Paulo Lara e da exposição “Nossos amigos, nossa família”, uma homenagem aos usuários dos serviços da rede de proteção socioassistencial de Itu, por meio de fotos de Ângelo Cimenta, Anna Rys, Débora Candiani, Juca Ferreira, Mônica Beatriz, Renata Guarnieri, Rodrigo Terassan e Yuri de Paula.

Prefeito percorre a sede ao lado da funcionária mais antiga da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social

O Cadastro Único funcionará no mesmo prédio