15/04/2024
HomeNotíciasII Fórum da Educação ocorreu nesta quinta-feira

II Fórum da Educação ocorreu nesta quinta-feira

Na última quinta-feira (06/12) ocorreu o II Fórum da Educação, com o tema “Semear na primeira infância, colher por uma vida toda”, realizado no auditório da Prefeitura de Itu, com a participação de coordenadores pedagógicos e diretores de Unidades  Escolares da Educação Infantil (creches e escolas municipais de Educação Infantil – EMEIs) e também diretores do Ensino Fundamental (Emef e Emefei).

O Fórum teve como objetivo reconhecer a importância  do desenvolvimento da autonomia da criança de zero a três anos no ambiente das  creches, ressignificar as práticas pedagógicas com foco na criança como protagonista do seu desenvolvimento, apresentar práticas em desenvolvimento  nas Creches Municipais, a Formação dos Profissionais da Educação Infantil e a qualidade na Educação Infantil e na organização dos espaços.

Na ocasião foram realizadas duas palestras, a primeira com a diretora do departamento Técnico Pedagógico, a professora Anna Cristina Ambrozio Tatangelo, com o tema “Semear na primeira Infância, colher por uma vida toda” e, a segunda, com a coordenadora de área de creches a professora Fernanda Benassi Gatti sobre “Práticas na educação infantil”.

O secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli esteve presente e destacou a importância desses encontros e o constante aperfeiçoamento dos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

No local foram montados diversos espaços de brincadeiras. Para chegarem aos seus lugares todos tiveram que passar obstáculos, como caminhos com bambolês, atravessar locais com cordas para que se abaixassem e pulassem. Também havia brinquedos envoltos em gelo, saquinhos aromatizados e com diversas texturas diferentes.

Os brinquedos são parte das atividades realizadas nas creches e que envolvem a utilização de materiais recicláveis. No fórum, assim como é feito nas creches, os brinquedos têm o intuito de provocar sensações, estimular os sentidos e a interação entre todos.

Na abertura do evento os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber fizeram apresentações musicais com a Orquestra de Viola Caipira de Itu.