19/04/2024
HomeSaúdeHospital São Camilo e Prefeitura prosseguem com campanha de captação de doadores de sangue

Vice-prefeito Neto Beluci, o secretário municipal Manoel Monteiro Gomes, o padre Clóvis, a funcionária do Hospital São Camilo e responsável pelo grupo de doadores, Alexandra Fernandes do Amaral, e o prefeito Antonio Tuíze acompanharam a saída do ônibus que levou doadores de Itu para Sorocaba

“Sangue é vida”, afirmou Luiz Ferreira Calado, um dos 27 doadores de sangue que participaram, no último dia 2 de fevereiro, da Campanha de Captação de Doadores de Sangue “Deixe nascer em você o espírito da solidariedade”. A campanha é uma iniciativa do Hospital São Camilo Itu, em parceria com a Prefeitura de Itu e Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), empresa responsável atualmente pela recepção de doadores em Sorocaba, e prossegue com cadastramento para nova doação em 23 de fevereiro.

Luiz Ferreira Calado nasceu em Recife, mudou-se para São Paulo em 1969 e é doador de sangue desde 1972. Ele chegou a Itu em 1979, onde deu continuidade a esse gesto de amor e solidariedade. Fez doações em Itu, Jundiaí e Sorocaba. Há três anos sofreu uma cirurgia e precisou receber sangue. Naquele momento, revela, lembrou de todas as doações que já fizera e se sentiu ainda mais motivado a doar sangue.

“É muito satisfatório doar sangue e eu incentivo as pessoas a doarem também”, comenta Luiz. Esse gesto foi elogiado pelo prefeito Antonio Tuíze, que fez questão de conversar pessoalmente com todos os doadores que, em pleno feriado do aniversário de Itu, usaram seu tempo livre para ajudar a melhorar os bancos de sangue.

O chefe do Executivo ituano ressaltou que são atitudes como essa que merecem ser incentivadas e agradeceu a colaboração de todos. Além do prefeito, também compareceram ao Hospital São Camilo Itu, de onde saiu um ônibus com os doadores rumo a Sorocaba, o vice-prefeito Neto Beluci, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro Gomes, e o padre Clóvis Wilson Fontenla, da Pastoral da Saúde e do Hospital São Camilo Itu.

Um posto de cadastro para doação de sangue está montado no posto de enfermagem que funciona nas dependências da Prefeitura de Itu. Interessados em doar sangue podem efetuar o cadastro no posto de enfermagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esse cadastro será encaminhado para a Pastoral da Saúde/Hospital São Camilo Itu, que se encarregará de contatar o doador para agendar a data da doação.

Além do posto de cadastro na Prefeitura de Itu, os doadores podem contatar a Pastoral da Saúde/Hospital São Camilo Itu de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, pelo telefone (11) 4013-8024. Para doar sangue é preciso portar documento oficial de identidade com foto; ter entre 18 e 67 anos de idade; pesar acima de 50kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém, evitar refeições pesadas (gordurosas).

De acordo com o padre Clóvis, há três anos a captação de sangue em Itu foi suspensa e centralizada no Hemonúcleo do Hospital Regional. “Temos cerca de 400 doadores cadastrados em nossa cidade e queremos com isso colaborar com os estoques do Banco de Sangue, que também abastece e atende os pacientes de nossa cidade”, argumenta.

A campanha também recebe a ajuda da iniciativa privada, como a empresa Imperial Turismo.

AE
Foto: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu