18/04/2024
HomeGovernoGuilherme Gazzola assume presidência da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba e Médio Tietê

Prefeito de Itu foi nomeado Diretor-Presidente da FABH-SMT e poderá cooperar de forma conjunta com municípios da região com a gestão hídrica de bacias hidrográficas.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, foi nomeado nesta quinta-feira (27/05) o Diretor-Presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba e Médio Tietê. Com isso, o chefe do executivo ituano poderá contribuir ao lado de seus colegas do conselho para ações efetivas em prol da preservação dos mananciais que abastecem as cidades da região. “Não estou otimista quanto a situação de nossas bacias neste ano. Por esta razão, penso que o momento é de atitudes coletivas entre as lideranças municipais e entidades para captação de recursos e execução de projetos necessários“, afirmou.

Guilherme Gazzola ponderou sobre a forte estiagem prevista para este ano e que ações conjuntas de todos os municípios do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) são fundamentais. “Itu já está adotando medidas para preservação de mananciais e estamos preocupados com as previsões do clima. O momento é de extrema atenção e cautela. A hora é de união para enfrentar a pior seca os últimos anos e garantir água para todos por meio de uma gestão hídrica eficiente”, finalizou.

Sobre a FABHAT
A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura administrativa e financeira própria, instituída com a participação do Estado de São Paulo, dos Municípios e da Sociedade Civil, conforme a Lei Estadual nº 10.020, de 03 de julho 1998. Dentre suas finalidades, atua como braço executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), prestando apoio administrativo, técnico e financeiro necessário ao seu funcionamento.

Sobre o CBH-SMT
O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) foi formado com grande apoio da sociedade civil e dos prefeitos, em 02 de agosto de 1995, numa reunião histórica, no município de Itu. O CBH-SMT, hoje, é constituído por 35 municípios, sendo eles: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.