15/04/2024
HomeGestões AnterioresGuardas Municipais finalizam curso de aperfeiçoamento

Guardas Municipais finalizam curso de aperfeiçoamento

Na tarde desta sexta-feira (26/06), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), aconteceu o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para os Guardas Municipais. Iniciado na primeira semana de junho, o curso buscou aprimorar o atendimento dos profissionais que atuam na segurança pública em Itu  e cumprir os requisitos do convênio com a Polícia Federal.

O Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, enfatiza que o aperfeiçoamento profissional é muito importante no dia a dia do trabalho policial realizado pelos GCMs. Segundo  a responsável pelo Departamento de Ensino da Guarda Municipal, GCM Maria do Carmo, o objetivo do curso é formar, treinar e aperfeiçoar os Guardas por meio de palestras, seminários, pesquisas, parceria e intercâmbio cultural e educativo com outras secretarias e instituições estaduais e federais, além de incentivar o hábito da leitura entre o efetivo para atualização e aperfeiçoamento profissional.

A grade de aprendizado compreendeu os seguintes temas ministrados pelos seguintes profissionais: Ordenamento e Fiscalização do Trânsito (GCM Moreira), Estudos de Casos (Reginaldo, instrutor e classe distinta da GCM de Indaiatuba), Defesa Pessoal com Técnicas do Kapap e Krav Maga com (instrutor e GCM Reinaldo), Ética Profissional (subinspetora e ouvidora Iraci, que também é formada em Direito e Administração de Empresa), Espaço Público (inspetor e Diretor de Trânsito, Carlos Alberto dos Santos que também é bacharel em Direito e Administração de Empresa), Flagrante Delito/abuso de Autoridade e Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal n° 13.022 (delegado de Polícia Civil e Professor Universitário Dr. José Moreira Barbosa Netto), Hierarquia e Disciplina (coordenador de justiça e disciplina da GCMI Tartari), Instrução e Desenvolvimento Operacional (instrutor e GCM Eliseu), Lei de Drogas n° 11.343/2006 (professor e advogado Carlos Alexandre Pedroso que é ex-comandante da GCM de Cabreúva), Educação Financeira (consultores Mauricio e Valter do Banco Santander), Novo Sistema de Codificação e Comunicação Digital Integrado com o Vídeo Monitoramento (GCM Paiva formado em logística).

Texto: Decom
Fotos: GCM Rafael Bortoleto / Prefeitura de Itu