Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomeGestões AnterioresGuardas Municipais de Itu iniciam curso de aperfeiçoamento profissional

Guardas Municipais de Itu iniciam curso de aperfeiçoamento profissional

Teve início na última segunda-feira (11/04), um curso de aperfeiçoamento profissional, destinado aos Guardas Civis Municipais de Itu. O curso contará com 80h de aulas práticas e teóricas, divididas em dois semestres de 40h. Os mais de 270 GCMs que compõe o efetivo da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes serão divididos em três turmas, para melhor absorverem os ensinamentos propostos.

O objetivo é cumprir a exigência prevista no convênio firmado com a Polícia Federal, fazendo com que todos os da Guarda Municipais de Itu passem pelo aperfeiçoamento profissional.

Para o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, coronel Marco Antonio Augusto, o curso é de relevante importância e necessidade para o aperfeiçoamento de todos os GCMs, pois traz resultados positivos no atendimento aos munícipes.

O Departamento de Ensino da Guarda Municipal ressalta que o intuito do curso é formar, treinar e aperfeiçoar os guardas por meio de palestras, seminários, parceria e intercâmbio cultural e educativo, com outras secretarias e instituições estaduais e federais, além de incentivá-los a uma vida de hábitos saudáveis.

Na capacitação, iniciada na última segunda-feira (11/04), os guardas também podem aprimorar o atendimento por parte dos profissionais que atuam na segurança pública de Itu, um dos requisitos exigidos no convênio com a PF.

A grade do curso de aperfeiçoamento conta com os temas:

– Biossegurança e Qualidade de Vida: nutricionista Serafim Netto e enfermeira Célia Regina Barbato, acompanhados pelos estagiários do último ano do curso de Enfermagem do CEUNSP – Itu

– Postura do GCM no Atendimento ao Cidadão: GCM Moreira

– EPI (Equipamento de Proteção Individual) Cinemática do Trauma, Urgência e Emergência: coordenador operacional técnico do 192 Alexandre Boni

– Condicionamento Físico: professora de Educação Física e GCMF Claro

– Defesa Pessoal com Técnicas do Kapap e Krav Maga: instrutor e GCM Reinaldo

– Elaboração de Documentos Oficiais: GCM Paiva

– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA: presidente da CIPA – Prefeitura de Itu, Geraldino Badaró

– Abordagem Policial Teórica: GCM Espalaor

– Regulamento Disciplinar e Alteração de Leis Pertinentes: corregedor da GCM Nelson

– Direitos Humanos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA: assistente social Isabela Belon Scalet

– Motivando para Excelência: professor Átila Siqueira

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

(13/04/16)