HomeSegurançaGuarda de Itu realiza curso de Instrutor de Armamento e Tiro

Guarda de Itu realiza curso de Instrutor de Armamento e Tiro

Ocorreu na base operacional Guarda Civil Municipal de Itu, no período de 13 a 22 de agosto, o primeiro curso de Instrutores de Armamento e Tiro, habilitando os agentes para o credenciamento junto à Polícia Federal. Com carga total de 80 horas e 433 tiros, o curso foi encabeçado pelo instrutor credenciado Jaci José Cardoso Alves, GCM de Jundiaí.

O secretário municipal de Segurança Trânsito e Transportes, Hércules Domingues, defende a qualificação continuada da GCM: “Termos um instrutor próprio possibilita o aprimoramento da Guarda, ampliando a capacidade dos agentes na defesa da sociedade Ituana”.

O comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, afirma que o curso melhora a qualificação continuada para uso de arma de fogo. “Hoje para utilizar arma de fogo, cada integrante da Guarda precisa passar por capacitação e atualização anual de 80 horas”.

Dez GCMs de Itu, além de agentes das cidades de Franco da Rocha, Cabreúva, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e um Policial Militar, se formaram. Além de atualizarem as suas técnicas, os guardas participantes passam a compartilhar os conhecimentos adquiridos no curso com os demais membros da corporação.

O curso foi composto por metodologia didática, técnicas de ensino, psicologia aplicada ao ensino, legislação de armas de fogo no Brasil, armas de fogo (modelos, espécies e categorias de utilização), nomenclatura, funcionalidades de peças e terminologia aplicada ao armamento e tiro, regras de segurança, munições e balística, conduta no estande de tiro, bases, posições e fundamentos do tiro, primeiros socorros, desmontagem e montagem em 1° escalão e manutenção do armamento, solução de panes e incidentes de tiro, além de atividades complementares.

Os exercícios práticos foram realizados no 2º GACL do Exercito Brasileiro (Quartel de Itu). Os disparos foram realizados em alvos quatro cores (pistola) e humanoide (revólver, carabina Puma, Famae MT.40 e Gauger).