15/04/2024
HomeMeio AmbienteGreen São Paulo reúne grande público em Itu

Green São Paulo reúne grande público em Itu

Imagem mostra o auditório com muitas pessoas sentadas, participando do Green São Paulo, um dos mais importantes eventos de bioeconomia.

Nesta sexta-feira (12/05), ocorreu no Itu Plaza Hotel, a 1ª edição do Green São Paulo, evento sobre bioeconomia ou economia sustentável, tema que visa abordar a economia fazendo uso de recursos naturais biológicos.

Com a temática “Mosaico da Bieconomia”, o seminário reuniu centenas de pessoas e contou com a participação do prefeito, Guilherme Gazzola, que destacou a importância do assunto nos dias atuais. “É sempre necessário discutir como faz e o quanto se faz, e nós tivemos a coragem e ousadia para abordar e colocar em prática a bieconomia aqui em Itu, não é fácil, porém se faz necessário”, afirmou Guilherme.

Além do chefe do executivo, a abertura contou com a participação da CEO da empresa GreenRio, Maria Beatriz Bley Martins Costa, que aproveitou a ocasião para agradecer a presença de todos. “É uma honra e emoção abrir o primeiro Green São Paulo aqui na cidade de Itu, quero destacar que cada um de vocês tem um importante papel para que isso fosse possível. Fico imensamente feliz em saber que Itu já praticava bieconomia”, destacou.

Participaram da mesa de abertura também, a CEO da empresa Guarany, Alida Bellandi, do Presidente da EPPO, José Carlos Ventre, do Deputy Director of the Fraunhofe Institute, Peter Eisner, do Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Caio Carvalho, do presidente das ANAMMA SP, Rogério Menezes, do vice-presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles. Também marcaram presença no evento o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o qual foi orador principal do evento, do ex-secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Ciência, Tecnologia, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Energia, João Carlos de Souza Meirelles e autoridades locais.

Durante todo o evento, o público presente pôde acompanhar diversas palestras que foram ministradas, e conhecer um pouco sobre os expositores que estiveram participando do Green São Paulo.

Bioeconomia

Importante ressaltar que a cidade de Itu é pioneira na busca para associar a bioeconomia às políticas públicas municipais. E que busca o consumo consciente, em equilíbrio com o meio ambiente e os recursos naturais, tendo por objetivo construir uma economia pautada em recursos mais sustentáveis, por meio de planejamento estratégico.

Um estudo da USP, UFSCAR e Fatec divulgado em abril de 2023, do Núcleo de Estudos das Cidades, analisando cidades com mais de 100 mil habitantes, classificou Itu em 1º lugar na classificação geral dos índices de meio ambiente, à frente de grandes cidades como Campinas, Sorocaba, Indaiatuba, Jundiaí, Valinhos, entre outras.

Confira notícias semelhantes: https://itu.sp.gov.br/green-sao-paulo-itu-esta-com-inscricoes-abertas/