24/03/2024
HomeGovernoGovernador de SP visita Itu e anuncia investimentos na cidade

Governador de SP visita Itu e anuncia investimentos na cidade

Na abertura da Feira de Artes e Artesanatos, Rodrigo Garcia foi recepcionado pelo prefeito Guilherme Gazzola diante de dezenas de autoridades

O governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia, esteve em Itu nesta quinta-feira (14/04) a convite do prefeito Guilherme Gazzola para participar da abertura da Feira de Artes e Artesanatos na Praça do Carmo. Rodrigo aproveitou a oportunidade para anunciar investimentos superiores a R$ 17 milhões nas áreas do turismo, desenvolvimento e habitação em Itu.

Somente na assinatura referente ao Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), da Secretaria de Turismo e Viagens, Itu recebe mais de R$ 7 milhões para a execução de seis obras: iluminação da ciclovia do Parque Linear, construção da Praça da Bike, criação do polo turístico e gastronômico na Avenida Francisco Ernesto Fávero, o Terminal Receptivo de Turismo, adaptação do Auditório Municipal para Teatro e Sala de Espetáculos e revitalização da Praça Padre Anchieta com implantação do marco zero.

O governador também liberou R$ 1,7 milhão em recursos para convênios a serem assinados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), contemplando Itu com R$ 1,5 milhão para pavimentação de via de acesso ao AME (Ambulatório Médico de Especialidade) e R$ 250 mil para construção de calçada acessível, por meio do Programa Cidade Acessível.

Na habitação, foi autorizado o início de 80 unidades habitacionais e liberados recursos do Programa Cidade Legal para a regularização fundiária de três núcleos habitacionais no município. As 80 unidades serão casas sobrepostas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área privativa de 46m². O empreendimento será composto por blocos com uma vaga para cada apartamento. Cada bloco terá duas unidades no térreo e duas unidades no primeiro andar. Com investimento de R$ 8,2 milhões da CDHU, o empreendimento será edificado no bairro Cruz das Almas, na Avenida Galileu Bicudo – Lote 1, Quadra A. Também foram assinadas ordens de serviço do Programa Cidade Legal, que somam R$ 81,9 mil para trabalhos de regularização fundiária nos núcleos Bairro Estação, Vila da Paz 2 e Vila da Paz 3. A iniciativa beneficiará 391 famílias da região.

Em seu discurso, o governador mencionou, além das assinaturas da ocasião, outros investimentos do Estado para Itu nas áreas da educação, infraestrutura e saneamento. Rodrigo Garcia elogiou a gestão de Guilherme Gazzola e afirmou que a cidade fez a escolha certa. “Vocês estão de parabéns pelo prefeito que vocês escolheram. Guilherme é um prefeito dedicado, um grande gestor, que fez as reformas necessárias na cidade, no seu primeiro mandato, e Itu colhe hoje o que plantou, Parabéns por tudo o que você vem fazendo por essa cidade”, declarou o governador.

“Hoje eu trago o Governo aqui para região de Itu, uma forma de estar mais próximo das pessoas. Toda a nossa equipe está aqui atendendo a população e o terceiro setor, resolvendo os problemas que podem ser resolvidos de maneira imediata e ouvindo críticas porque muitas delas nos corrigem e nos fazem tomar decisões melhores”, disse Rodrigo Garcia.

Guilherme Gazzola agradeceu Rodrigo por todo apoio que o Governo de São Paulo tem dado para Itu e destacou que o Estado nunca investiu tanto nos municípios paulistas como tem feito nos últimos anos. Gazzola também destacou o profundo conhecimento de Rodrigo a respeito do interior paulista e o trabalho desenvolvidos junto aos prefeitos de todas as regiões de São Paulo. “É muito gostoso governar com pessoas do seu nível técnico e da sua capacidade, da compreensão e da forma com que você nos trata e trata as pessoas. É fundamental saber que você gosta de gente e a gente gosta de você”, disse o prefeito de Itu.

Também fizeram uso da palavra a secretária de Estado, Marina Bragante (Desenvolvimento Econômico) e os deputados estaduais Maria Lúcia Amary, André do Prado e Rogério Nogueira. Estiveram presentes na solenidade, além das autoridades já mencionadas, secretários de Estado, o vice-prefeito de Itu Luciano do Secom, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Manoel Monteiro Gomes, vereadores de Itu e região, prefeitos de cidades vizinhas, secretários municipais, diretores e representantes da imprensa.

Após a solenidade de abertura, as autoridades realizaram um passeio para conhecer a Feira de Artes e Artesanatos, criada com o objetivo de divulgar o trabalho de artistas e artesãos em um momento pós-pandêmico. O evento, que segue até sábado (16/04), tem por objetivo fomentar a economia e valorizar estes profissionais, oferecendo à população e aos turistas mais um espaço de lazer e convivência, em um ponto estratégico do município.