07/04/2024
HomePlanejamentoGeoreferencimento feito pela Prefeitura coloca Itu em projeto de mapeamento da Zona Rural

O Rotas Rurais é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em parceria com o Google

Itu é um dos dois municípios do Estado de São Paulo escolhidos para participar do projeto Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Google, e que irá mapear toda a zona rural da cidade. Itu foi escolhida devido a organização dos dados que a Secretaria Municipal de Planejamento possui dessa área, além de possuir um perímetro rural bastante extenso, 440 km², com 400 quilômetros de estradas rurais.
Durante a manhã desta terça-feira (17/03), a diretora geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Priscila Rocha Silva Fagundes, acompanhada de sua equipe, veio para Itu para coletar os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Planejamento para o início dos trabalhos.
Os dados fornecidos serão consolidados com as informações recolhidas pelo Google e, posteriormente serão confirmados em campo para que haja maior exatidão das informações. Serão mapeadas vias principais e, inclusive, as estradas de servidão.
Ao término desse levantamento, que deverá levar aproximadamente um ano e meio, haverá, por exemplo, dados relativos à área agrícola, de educação, saúde e assistência social, que ajudarão nas ações de políticas públicas realizadas pela Prefeitura de Itu.
Com essas informações também serão mapeadas com maior exatidão as estradas, os imóveis, áreas destinadas ao turismo, produção agrícola, proteína animal, laticínios, entre outras, além de um georeferenciamento que possibilitará o conhecimento de dados das propriedades e a localização integrada com todos os sistemas de navegação, facilitando assim o acesso a toda a zona rural da cidade.
O georeferenciamento também possibilitará a emissão de CEPs para as propriedades, facilitando o acesso e o recebimento de cartas e encomendas.
Esse é um projeto pioneiro em parceria com o Google, e que tem o intuito de, posteriormente, ser implantado em todo o mundo.

Dade
Com o Rotas Rurais, a Prefeitura também poderá realizar um projeto junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) que prevê a colocação de placas indicativas com nomes das estradas e sua quilometragem.