Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomeGovernoGaleria de Prefeitos é inaugurada no Paço Municipal

Galeria de Prefeitos é inaugurada no Paço Municipal

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola acompanhado dos ex-prefeitos, Olavo Volpato, Carlos Alberto Sonsin Pinheiro e Leonel Salvador. Sergio Previdi foi representado pela filha.

Todos os ex-prefeitos vivos foram convidados, estando presentes Olavo Volpato, Carlos Alberto Sonsin Pinheiro e Leonel Salvador. Sergio Previdi foi representado pela filha

A Galeria dos Prefeitos de Itu foi inaugurada no Paço Municipal na tarde do último sábado (15/04) em uma cerimônia marcada por muita emoção e resgate histórico. A solenidade fez parte da programação em celebração aos 150 anos da Convenção Republicana e da inauguração da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro. Idealizada pelo atual prefeito, Guilherme Gazzola, e realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Institucionais em parceria com uma série de colaboradores, a galeria traz imagens dos antecessores que ocuparam a cadeira do Poder Executivo Municipal e textos explicativos sobre os períodos da trajetória política brasileira.

Todos os ex-prefeitos vivos foram convidados para prestigiar o momento republicano, estando presentes Olavo Volpato, Carlos Alberto Sonsin Pinheiro e Leonel Salvador. Destaca-se ainda a presença da jornalista Mariele Previdi Pedroso, representando seu pai, o ex-prefeito Sergio Previdi. O evento, que lotou as dependências do saguão de entrada da Prefeitura, teve também as presenças do diretor da Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual, Antonio Vaz Serralha, do vice-prefeito Luciano do Secom, de secretários municipais, vereadores, ex-vereadores, diretores municipais, imprensa e convidados. Familiares de alguns dos ocupantes dos cargos, já falecidos, também participaram da cerimônia.

Idealizador da galeria, o prefeito Guilherme Gazzola ressaltou as participações de Olavo Volpato, do professor Jonas Soares e do bibliotecário Odorico Celso Castanho da Silva neste projeto, além de citar nominalmente membros da equipe de Comunicação na concretização do painel e seus desdobramentos. “No julgamento popular, o mandato do prefeito é a eleição. E ela é efêmera e baseada na emoção, as pessoas votam naquele que toca mais o coração delas. Mas quem julga realmente é a história, e esta demanda tempo para ser observada pois cada gestor atuou na dificuldade de sua época, alguns viveram sob o regime ditatorial, outros viveram na revolução da forma de se comunicar e outros ainda na transição do Estado Novo e isto muda a forma de se governar e de se entender o que cada um fez na proporção do que era possível. A Galeria dos Prefeitos de Itu foi cuidadosa em mostrar este olhar e não deixa de ser emocionante estar aqui retratado”, declarou o atual chefe do Executivo.

Outro ponto alto da inauguração da galeria se deu no discurso de Olavo Volpato, com 81 anos de idade e em plena atividade como secretário municipal de Emprego e Renda, que frisou a importância de cada um dos antigos prefeitos e contextualizou as atuações dos mesmos com os panoramas políticos de cada época.

A secretária municipal de Comunicação e Relações Institucionais, Flávia Frossard, também fez uso da palavra para agradecer ao professor e historiador, Jonas Soares, por sua contribuição à esta pesquisa: “o brilhante texto do professor Jonas Soares contextualiza o municipalismo em cinco períodos históricos que são: República Velha, Era Vargas, República Nova, Ditadura Militar e a Nova República, que vivemos atualmente, com os seus respectivos gestores. Nesta leitura é possível perceber a ligação entre a história do país e a história de Itu”. Flávia aproveitou a oportunidade para salientar o trabalho de toda a sua equipe no desenvolvimento desta galeria.

Além da Galeria de Prefeitos, que também conta agora com uma versão virtual, o evento foi completado com a entrega de uma revista sobre o tema, trazendo conteúdo mais aprofundado e detalhado a respeito da vida política nacional e ituana. Durante a inauguração houve a assinatura do decreto de criação do espaço, a exibição de um vídeo no telão retratando os períodos que dividem a Galeria de Prefeitos e o corte da fita inaugural, seguido do descerramento da placa, feitos por Gazzola, Volpato, Salvador, Sonsin e pela filha de Previdi. O evento trouxe ainda a apresentação do Hino de Itu, interpretado pelo maestro Márcio Lima e pelo pianista Ricardo Oliveira.

Acesse o link para conferir a versão virtual: https://itu.sp.gov.br/galeriadeprefeitos/