HomeCulturaFestival de Artes de Itu seleciona atrações para 2013

Festival de Artes de Itu seleciona atrações para 2013

Foi divulgada nesta semana a lista de projetos aprovados na primeira fase de seleção para o 20º Festival de Artes de Itu. Os envelopes dos projetos foram analisados para verificar os documentos anteriormente exigidos pelo edital de chamamento de captação de projetos e, os que atenderam aos parâmetros, foram aprovados para a segunda fase.

A análise foi feita por uma comissão formada especialmente para apoio ao 20º Festival de Artes, com integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Participaram da avaliação, Ana Paula Sbrissa, Maria Cristina Monteiro Tasca, Fernanda Cristina de Moraes, Debora Nunes, Cristiam Hilário, Silvana Novelli, Maria Edith Baldy e Allie Marie Queiroz.

A próxima etapa será a análise artística dos projetos que também deve seguir os critérios do edital. Os projetos apresentados devem, preferencialmente, contemplar temáticas regionais, não descartando, entretanto, a participação de grupos de outras localidades que possam contribuir com o Festival.

Desde 2012 a Secretaria Municipal de Cultura estabeleceu parceria com o Conselho Municipal de Cultura, para a captação de projetos para o Festival de Artes por meio de edital, em formato semelhante dos utilizados pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Ministério da Cultura. “Esse formato dá transparência para o processo de escolha e por meio dele estamos vendo o amadurecimento dos grupos artísticos, que já mostram mais familiaridade em usar os editais como forma de participação, além de podermos receber projetos de espetáculos e oficinas para crianças e adultos, nas mais variadas linguagens artísticas, comentou a secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz.

Em 2012 foram apresentados 27 projetos dos quais sete foram contemplados. Já neste ano mais de 50 projetos foram apresentados e os escolhidos para o Festival serão anunciados em breve.

O intuito da organização é fazer desta 20ª edição um marco na história do Festival de Artes de Itu, fazendo com que o cidadão possa participar das oficinas, prestigiar as apresentações e ver o quanto a cidade é única em sua história e importância, não somente na região, mas na cultura paulista e brasileira, possibilitando que todos possam ter contato mais próximo com as diversas linguagens artísticas.

A lista completa dos projetos selecionados podem ser vistos no blog do Conselho Municipal de Cultura de Itu pelo link conselhoculturaitu.blogspot.com.br.

Legenda fotos: O chamamento de grupos artísticos por meio de edital é uma forma de dar transparência ao processo recebendo projetos de oficinas para crianças e adultos, teatro, artes plásticas, abrindo um leque de atrações para o Festival

Texto: Renata Guarnieri
Fotos: Divulgação/Prefeitura Itu