Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomeGestões AnterioresExposição “Tesouros da Matriz de Itu” é sucesso de público

Exposição “Tesouros da Matriz de Itu” é sucesso de público

Obras atribuídas a Padre Jesuíno do Monte Carmelo encontradas na Igreja Matriz de Itu durante restauro estão expostas até 02 de agosto

Em apenas 15 dias mais de 300 pessoas passaram pela Casa da Praça para visitar a exposição “Tesouros da Matriz de Itu”, aberta no dia 25 de fevereiro. A exposição revela obras inestimáveis até então esquecidas há muito pelo tempo ou escondidas sob camadas de tintas, encontradas na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária.

Quando ocorreu o primeiro restauro da Igreja Matriz de Itu, a partir de 2001, a equipe responsável pela obra foi informada pelo professor Luís Roberto de Francisco, pesquisador do “Museu da Música – Itu”, da existência de pranchas (tábuas de madeira) aparentemente muito antigas, contendo sinais de pinturas artísticas. Essas pranchas protegiam internamente o relógio da fachada da igreja.

Já durante o segundo restauro, em 2014, as pranchas foram prospectadas e revelaram traços característicos da obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, o mais famoso pintor colonial paulista, autor das telas da capela mor da Igreja Matriz de Itu, do forro da capela mor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, do projeto arquitetônico e quadros da igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, e de numerosas obras pictóricas e escultóricas em São Paulo e Santos, entre muitas outras.

A origem das pranchas, com suas pinturas de beleza ímpar, ainda é indefinida, mas poderiam ser da própria Igreja Matriz de Itu, da Igreja do Bom Jesus ou até mesmo da Igreja do Carmo. Uma vasta pesquisa está sendo realizada para tentar desvendar esse mistério que, ao menos por enquanto, está sem resposta.

O valor da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária de Itu fez com que fosse um dos primeiros objetos de tombamento promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), logo após a sua fundação em 1937. Além de ser um importante marco religioso, a igreja é um destacado símbolo e testemunho da identidade cultural de Itu, de todo o Estado e do país, por isso, foi elevado à categoria de monumento nacional.

A mostra “Tesouros da Matriz de Itu” pode ser visitada gratuitamente até o dia 02 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 16h. A Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, Itu.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(12/03/2015)