HomeCulturaExposição “O Divino e o Povo” já pode ser visita em Itu

Exposição “O Divino e o Povo” já pode ser visita em Itu

Na manhã desta quarta-feira (06/05) aconteceu na Casa da Praça a abertura da exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular” que mostra por meio de fotos de Denys Flores, da apresentação do documentário “Quem tem medo de ser caipira?” (Terra Paulista/Cenpec) e de esculturas do artista ituano Segirson de Freitas a tradição da Folia do Divino.

A cerimônia contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre elas, alunos do oitavo ano do colégio Almeida Junior que aproveitaram a ocasião para complementar as aulas sobre patrimônio histórico com as explicações da secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz e do professor historiador Luís Roberto de Francisco. Também estiveram presentes o artista Sergirson de Freitas, o Padre Almir de Andrade e professores do Colégio Almeida Junior.

Na exposição os visitantes podem ver representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras, carros de boi e toda singeleza da tradição popular em torno da “Folia do Divino”.

A exposição é parte das comemorações da Semana Almeida Junior, que lembra a passagem dos 165 anos de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior, nascido no dia 08 de maio de 1850. A programação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu com atividades gratuitas para todas as idades.

Ainda entorno do mundo caipira retratado por Almeida Junior, na noite de terça-feira (05/05), foi realizada a palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”, com o Padre Almir de Andrade, no auditório da Reitoria – Ceunsp que contou com a participação de cerca de 120 pessoas.

Já nesta sexta-feira (08/05), a partir das 14h30, celebrando os 120 anos do quadro “Nhá Chica”, de 1895, os alunos de flauta, violão, teatro e desenho da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” apresentam uma esquete inspirada neste famoso quadro de Almeida Junior.

Durante a Semana Almeida Junior serão realizados concertos, intervenções artísticas, oficinas e palestras, lembrando a valorização da cultura caipira e a importância artística do pintor que, após anos de estudo na Europa, retorna ao Brasil em 1882 e dá início a uma pintura fortemente identificada com as cores e os costumes brasileiros. Sua importância no cenário das artes o torna “patrono das artes plásticas brasileira”, data que também em sua homenagem é comemorada em 08 de maio.

A programação segue até o dia 17 de maio, confira abaixo:

Dia 07 de maio – quinta-feira e dia 14 de maio – quinta-feira

19h às 21h – Oficina de fotografia – “Selfie: o autorretrato contemporâneo” – Oficina Cultural Grande Otelo
Local: Casa da Praça

Dia 08 de maio – sexta-feira – 165 anos de nascimento de Almeida Júnior

14h30 – “Lembrança de Nhá Chica” Intervenção artística dos alunos e professores da EMIA “Manolo Santoro”
Local: Casa da Praça

17h às 22h – Circuito Sesc de Artes
Local: Praça da Independência

Dia 10 de maio – domingo

10h – Concerto da Corporação Musical União dos Artistas
Local: Vida em Movimento – Avenida Galileu Bicudo