21/03/2024
HomeSegurançaExército batiza Viatura Blindada em homenagem à cidade de Itu

Exército batiza Viatura Blindada em homenagem à cidade de Itu

Prefeito, vice e secretário adjunto de Segurança prestigiaram evento que aconteceu em Campinas

O batismo da Viatura “Itu” (denominação em homenagem à cidade sede do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, orgânico da Brigada Anhanguera) e da Viatura “Piracicaba”, da família de blindados Guarani, ocorreu nesta terça-feira (24/08), no Pátio de Formatura do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), em Campinas, com as presenças do comandante da 2ª Divisão do Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, do comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, Brigada Anhanguera, General Edson Massayuki Hiroshi, do comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, Tenente Coronel Clayton Ricardo Pontes, do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, do vice-prefeito, Luciano Alves Ribeiro, e do secretário municipal adjunto de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, entre outras autoridades civis e militares.

O General Hiroshi ressaltou que além de homenagear os municípios que emprestam os respectivos nomes às Viaturas Blindadas de Transporte Pessoal (VBTP), existe também o objetivo de dar a elas uma identificação, uma vinculação à tropa. Afirmou que, dessa forma, cria-se sinergia entre o combatente e o blindado. O General Diehl comentou que as duas cidades que estavam sendo homenageadas, naquele momento, lhe são muito caras. Piracicaba, por ser o seu local de nascimento, e Itu, por ser a cidade onde passou o maior tempo de sua carreira militar (oito anos, inclusive como Comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, no período de 2005 e 2006).

Ele citou que a unidade militar de Itu, município que foi o Berço da República, homenageia o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, e mencionou a fama de grandeza da cidade, propagada pelo saudoso humorista Francisco Flaviano de Almeida, conhecido como Simplício. Enfatizou que a cerimônia do batismo das Viaturas “Itu” e “Piracicaba” estreitam a ligação do Exército com o povo brasileiro.

O recebimento das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani marca o início do processo de transformação da 11ª Brigada de Infantaria Leve – Brigada Anhanguera em 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Ao todo, a Brigada contará com 126 VBTP Guarani, todas batizadas com nomes de municípios do Estado de São Paulo, que serão distribuídas entre as Organizações Militares que a compõe.

A VBTP Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil, que está situada em Sete Lagoas, Minas Gerais. Trata-se de uma viatura anfíbia, com tração nas seis rodas e proteção antiminas, capaz de transportar até 11 tripulantes.

A principal característica dessa nova família de blindados é o design modular, que permite incorporar diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro.