27/03/2024
HomeTurismoEvento marca o lançamento de site dedicado ao turismo de Itu

Evento marca o lançamento de site dedicado ao turismo de Itu

A Prefeitura de Itu lançou, na última quarta-feira (30/03), em evento realizado no Espaço Arte En Tablado, um novo site que promete alavancar o turismo da cidade, que é o experimenteitu.tur.br. O portal também pode ser acessado pelo endereço turismo.itu.sp.gov.br. O prefeito Guilherme Gazzola esteve presente e destacou a importância do turismo na geração de empregos. “Hoje fechamos 12 meses, mais uma vez, com índice positivo de 2.300 empregos de criação. E o papel dos serviços nesse número é fundamental”, comentou.

Guilherme Gazzola mencionou a importância histórica de Itu; o fato da redescoberta do interior, durante a pandemia de Covid 19, por parte importante da sociedade, em especial os moradores da capital, considerando a proximidade a cidades circunvizinhas; e a presença no município de instituições de ensino que preparam a valorosa mão de obra para o turismo. Ele ressaltou que as pessoas retornam aos locais onde são bem atendidas. “E o bem atender não é simplesmente um ato de educação, é um ato de conhecimento”.

Explicou que o site da Prefeitura tem uma lógica de serviços prestados pela administração pública municipal e que, portanto, havia necessidade de um canal específico para Itu enquanto cidade a ser visitada. E enfatizou que o site que estava sendo lançado deve ser construído por todos os atores que fazem parte do turismo, setor que apresenta uma “resposta econômica rápida”.

O site está com layout mais moderno e rápido, sendo mais receptivo para atender às necessidades do viajante. Na ‘home’ estão todas as abas divididas para facilitar o turista em sua busca de roteiros com muito mais eficiência. A grande novidade é o roteiro de cicloturismo, ou turismo de bike, como é popularmente conhecido.

O site passa a ser uma ferramenta de apoio que liga o turista à economia local. O turismo desenvolve as cidades, sendo uma excelente fonte de renda para os municípios, algo transformador de economias e sociedades, capaz de promover inclusão social e gerar grandes oportunidades de emprego e renda.

A finalidade deste novo site do turismo é melhorar a experiência do turista de acordo com as novas tendências, permitindo ao visitante ter acesso à informação turística de forma prática, em qualquer momento e em qualquer lugar.

Outro objetivo é fazer com que os diversos produtos turísticos e projetos complementares funcionem de forma integrada e que se constitua como um ponto de acesso único à informação, desde os dados genéricos sobre cada destino turístico, aspectos culturais e patrimoniais, até hospedagem, eventos, atrativos etc.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, César Benedito Calixto, a expectativa é de que, com esse site, haja um aumento no número de turistas hospedados em hotéis e pousadas, elevando a taxa média anual de ocupação nos meios de hospedagem. Também deverá aumentar a presença de Itu no catálogo das operadoras de turismo no Brasil. “Essa é uma das etapas do planejamento turístico que iremos realizar durante o ano de 2022. A meta é alcançar um conjunto integrado de ações que contribuam com o desenvolvimento e a melhoria dos produtos e serviços turísticos”.

Além disso, deverá ser implementada uma estratégia de otimização para motores de busca (“Search Engine Optimization – SEO”) para garantir resultados coerentes e sólidos para chegar aos públicos-alvo, que passarão pelo uso de palavras-chave adequadas. Essa ação é focada aos turistas que pesquisarem informações sobre o seu destino na Internet. O Portal será atualizado com frequência.

Também estiveram presentes a vereadora Célia Regina Pires de Camargo Rocha, os secretários municipais Veronica Sabatino (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Gilmar Dias Pereira (Esportes), o secretário municipal adjunto de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, a chefe de Gabinete do Prefeito, Michelle da Silva Campanha, o presidente da Protur (Associação de Defesa dos Direitos dos Agentes e Consumidores de Serviços de Viagens e Turismo – Protur), Milton Pereira Júnior, a presidente da Associação de Guias de Turismo, Luciana Daldon, professores e alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e Etec (Escola Técnica), entre outras autoridades municipais e representantes do setor de turismo.