21/03/2024
HomeCISETE Pirajibu é inaugurada e tratará 100% de esgoto da cidade

ETE Pirajibu é inaugurada e tratará 100% de esgoto da cidade

No dia 2 de fevereiro, quando Itu completou 408 anos, também foi comemorado o aniversário de um ano da Companhia Ituana de Saneamento (CIS) e inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajibu, que atende toda a região do Pirapitingui. Por meio dessa inauguração, o município de Itu atingirá 100% de tratamento de esgoto em 2018.

O prefeito Guilherme Gazzola, em seu discurso, falou que a inauguração da ETE Pirajibu é um marco entre as cidades da região e reflete a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente, uma vez que esse serviço de tratamento de esgoto eleva Itu a se tornar em poucos meses o 16º município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a ter 100% de seu esgoto tratado, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2015), e o 10º entre os 75 municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo, segundo dados da Fundação Seade (2016).

Entre as demais autoridades presentes na cerimônia de inauguração estavam a primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, o assessor para Consórcios e Concessões, Luigi Longo, que representou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o diretor da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Geraldo do Amaral Filho, que representou o diretor da referida agência, Carlos Roberto dos Santos, o superintendente da CIS, Vincent Menu, vereadores, secretários e diretores municipais.

Vincent Menu destaca que a nova ETE tem capacidade de tratar os esgotos de uma população de 60 mil habitantes, com uma vazão média de 100 l/s. Numa etapa futura, já projetada, serão atendidos 90 mil habitantes.

Após a inauguração da ETE Pirajibu, as autoridades compareceram à sede da CIS para celebrar o aniversário de um ano de atividade da Companhia e anunciar oficialmente o início das obras do novo reservatório de água tratada com capacidade de armazenamento para 3 milhões de litros.