25/04/2024
HomeSegurançaEstrada Parque ganha sinalização para emergências em caso de cheia do Tietê

Estrada Parque ganha sinalização para emergências em caso de cheia do Tietê

Em complemento ao processo de implantação do Plano de Ação de Emergência Municipal e da Usina Hidrelétrica São Pedro, localizada na Estrada Parque, foram identificados por placas de sinalização os locais de possíveis alagamento em caso de cheia de Rio Tietê. As placas instaladas são de orientações, de rotas de fuga e ainda do ponto de encontro em caso de incidentes conforme normatiza a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com Paulo Guerreiro, diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itu, a identificação dos locais tem por objetivo proporcionar mais segurança aos munícipes e turistas que se utilizam da Estrada Parque para seus deslocamentos ou lazer. Fora a sinalização, há a orientação geral para que, em casos de emergência, a população 199 para a Defesa Civil Municipal ou 193 para o Corpo de Bombeiros.

A atenção da atual gestão municipal em relação à barragem na Estrada Parque vem sendo intensificada desde o ano passado. Em dezembro, a Prefeitura de Itu realizou uma simulação de estouro de barragem na PCH São Pedro. Na ocasião, participaram da atividade integrantes da Proteção e Defesa Civil, Polícia Rodoviária, o proprietário, engenheiros e colaboradores da referida represa, além de pessoas que residem nas proximidades do local.

O exercício, que durou cerca de uma hora, teve como objetivo alinhar os procedimentos a serem adotados diante de estouro de barragem ou volume de chuva excessivo no Rio Tietê. Nesses casos, se fazem necessárias a interdição da pista e a tomada de procedimentos como o estabelecimento de rotas de fuga e pontos de encontro, que agora estão devidamente sinalizados, reforçando a preservação da segurança do local e o resguardo de vidas.