27/03/2024
HomeGestões AnterioresEstouro do Judas acontece no domingo de Páscoa

Estouro do Judas acontece no domingo de Páscoa

Como acontece há mais de um século, a cidade de Itu realiza no domingo de Páscoa (05/04), na Praça Padre Miguel (Matriz), pontualmente ao meio-dia, o secular e tradicional Estouro do Judas.  Para evitar acidentes com as bombas, a praça será cercada e todos que forem prestigiar o evento, obedecendo a sinalização de segurança, ficarão a uma distância segura das explosões.

Logo após a explosão dos bonecos de Judas e do Diabo, acontece uma premiação às personalidades do Carnaval ituano 2015 que mais se destacaram nos quesitos: Comissão de Frente, Conjunto, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo, Samba-Enredo, Bateria, Evolução, Harmonia, Fantasia e Alegoria.

Já às 17h, é a vez da população moradora da região do Pirapitingui assistir ao Estouro do Judas. O espetáculo será mais uma vez realizado no campo de futebol do Centro Esportivo e de Lazer do Pirapitingui, localizado na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, s/nº, Cidade Nova. O evento é organizado pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, e conta todos os anos com a presença de milhares de ituanos e turistas, que prestigiam este verdadeiro espetáculo popular.

O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do Diabo. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. Ao invés de fazer como acontece em outros locais, onde o boneco é simplesmente espancado, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas é detonado com bombas acompanhado pelo próprio capeta. A manifestação cultural atrai anualmente milhares de turistas para Itu.

Texto e foto: Decom/Prefeitura de Itu

(26/03/15)