25/04/2024
HomeGestões AnterioresEstado libera R$ 2,8 milhões em convênios para obras turísticas em Itu

Estado libera R$ 2,8 milhões em convênios para obras turísticas em Itu

Na presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Antonio Tuíze participou nesta segunda-feira (24/11) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, de cerimônia de liberação de verba no total de R$ 2,870 milhões oriunda de convênio entre a Prefeitura e o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) da Secretaria Estadual de Turismo que será utilizada em três importantes obras do município.

Uma destas obras é a iluminação pública do trecho da Rodovia Waldomiro Correia de Camargo compreendido entre a rotatória da Kia Motors e a Faculdade de Direito de Itu (Faditu) além de revitalização desta rotatória.

Considerado um dos principais acessos à cidade, com fluxo intenso de pessoas e veículos que transitam diariamente na via, a iluminação irá trazer mais segurança e conforto para motoristas e principalmente pedestres, em especial funcionários e estudantes da Faditu e da Fatec. A revitalização da rotatória da Kia Motors também contempla iluminação, paisagismo, pavimentação e marco de entrada da cidade. o valor desta do convênio para esta obra é de R R$ 1.355.968,93.

A outra obra deste convênio se trata da reforma da Estação Ferroviária com valor estimado em R$ 664.675,66. A construção do prédio atual aconteceu no início dos anos 1940, em projeto assinado pelo engenheiro arquiteto João Caciola, do Departamento de Construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Com o fim das operações ferroviárias em 1987, o prédio abrigou a sede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) até o ano de 2010.

O projeto de reforma da estação ferroviária visa integrá-lo ao Projeto do Trem Republicano que está sendo implantado também com recursos do Dade. O projeto contempla implantação de Acessibilidade (rampa), reforma da plataforma de embarque e desembarque, reforma hall do prédio com inclusão de bilheteria, transformação de salas para acervo ferroviário, adaptação de banheiros para cadeirantes, fraldário, reforma da lanchonete com deck externo de madeira, instalação de elevador para cadeirantes e reforma e manutenção do segundo pavimento para uso administrativo.

Finalizando o convênio, a última obra corresponde a algumas reformas no Estádio Novelli Junior ao valor de R$ 850.128,89. O estádio, que hoje comporta 19 mil pessoas passou por recente reforma em 2010 para atender exigências da Federação Paulista de Futebol e da Fifa o que fez com que inclusive, fosse oficialmente credenciado e escolhido como Centro de Treinamento pela Seleção Russa de Futebol que o utilizou durante o período da Copa do Mundo deste ano.

Para que o estádio atenda ainda melhor seus usuários, são necessários serviços que cumpram as exigências da Polícia Militar, Bombeiros e Ministério Público, constantes do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre Prefeitura e Ministério Público. Com a conclusão dessas obras, o Estádio será liberado à sua capacidade total. A primeira fase destas obras deverá acontecer ainda este ano.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(26/11/2014)