20/04/2024
HomeCulturaEspetáculo de dança “Aquilo que foge” será apresentado gratuitamente em Itu

Espetáculo de dança “Aquilo que foge” será apresentado gratuitamente em Itu

O espetáculo de dançaAquilo que foge” será apresentado gratuitamente em Itu, nos dias 04 de outubro, às 19h, e 05 de outubro, às 18h, na Fábrica de Artes Marcos Amaro. “Aquilo que foge” integra o projeto “Não mais eu não”, contemplado pelo Edital Proac 2018, concurso de apoio a projetos de Espetáculos Inéditos e Temporada de Dança do Estado de São Paulo e apoio da Prefeitura de Itu.

Conduzido pela bailarina e coreógrafa Babi Fontana, é inspirado nas memórias de sua avó e em aspectos da obra “Eu Não”, de Samuel Beckett. Após apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, o solo, que é uma dança-instalação e se funda na pesquisa da voz como gesto, faz duas sessões gratuitas na cidade.

Segundo Babi Fontana, o solo tem o desejo de investigar o “gesto da fala” trazendo à cena memória, falas e gestos que ressoam no corpo. Uma coleção de biografias sonoras povoadas por paisagens faz parte do espetáculo habitado por interrupções, repetições e ausências. Em “Aquilo que foge” a coreógrafa cria uma espécie de inventário de vozes e, para isso, o espaço cênico com o chão branco traz dezenas de caixas de sons de variados formatos, ligadas por um emaranhado de fios. Das caixas saem vários depoimentos de diferentes pessoas que contam sobre vozes que sentem saudades.

“A ideia é experimentar o discurso e o não-discurso através de diferentes linguagens, movimentos, sons e gestos. Mais precisamente a ideia de identidade como construção narrativa”, explica a bailarina e coreógrafa.

Babi Fontana

Coreógrafa, bailarina e pesquisadora que nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos que se fundem na fronteira entre a dança, o cinema e as artes visuais. Mestranda em Artes da Cena pela Unicamp (SP), é pós-graduada na Faculdade de Dança Angel Vianna (RJ), em Corpo, Educação e Diferenças. Recentemente estreou seu longa metragem “Outras Derivas”, em colaboração com o roteirista Victor Costa, no 13º Festival de Cinema Latino-americano. Foi convidada para apresentar em 2019 seu trabalho “Colisões”, na Fábrica de Arte Cubano, em Havana (Cuba) e recebeu em 2018 o Prêmio Proac de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança. Colaborou com os artistas Dani Lima, Cristian Duarte, Marcio Abreu, Denise Stutz, Alex Cassal, Fernando Belfiore, Esther Arribas e Anne Leigniel. Além de cidades do Brasil, já apresentou seus trabalhos em Havana, Londres e Berlim.

04 de outubro, às 19h e 05 de outubro, às 18h

“Aquilo que foge”

Local: Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Vila São Francisco