Widget Image
Secretarias
10/04/2024
HomeCulturaEscritor Laurentino Gomes faz doação de livros e aceita ser patrono do Cila

Escritor Laurentino Gomes faz doação de livros e aceita ser patrono do Cila

Na manhã da última terça-feira (27/04), o autor Laurentino Gomes, esteve na biblioteca municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” para realizar uma doação de livros. Laurentino destacou que os livros precisam circular e contou que já doou diversos outros exemplares de seu acervo.

A secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, que esteve presente, aproveitou a ocasião para convida-lo a ser o patrono e colaborador do Cila (Centro Ituano de Letras e Artes), o que foi aceito prontamente.

O Cila, que funcionará no prédio que abrigava a Funerária Municipal, na Praça Conde de Parnaíba, contará com toda estrutura necessária como acessibilidade, internet, ambiente seguro e climatizado. Este futuro centro cultural virá ampliar a prestação de serviços culturais, funcionará como espaço de lazer, entretenimento, convivência, diálogos e aprendizado. Será um ponto entre as escolas, universidades e museus para alcançar um amplo público falante da Língua Portuguesa, nascendo um novo ponto de encontro com o intuito de ser interativo, onde a simbiose dos saberes ocorrerá de forma natural e prazerosa.

Laurentino contou que em breve seu segundo livro da série “Escravidão” será lançando e que, com a pandemia, está sendo um desafio essa nova maneira de vivermos. “Eu viajava muito para divulgar os livros, agora não podemos mais, teremos que fazer tudo online, é uma experiência nova”, comentou. O autor também destacou que durante o isolamento social o número de leitores aumentou, o que é um bom sinal.

Também estiveram presentes o diretor de Patrimônio, Emerson Ribeiro, a bibliotecária Nathália Britto, a coordenadora do Patrimônio Histórico e orientadora do Cila, Morgana Ribeiro e o responsável técnico pela hemeroteca e especialista do acervo e da memória da cidade de Itu, Odorico Celso Castanho da Silva.